Dicas de Ouro para Manter seu Lírio-do-Vento Saudável e Florido
13 de maio de 2024Canteiros Elevados: Entenda Porque Seu Jardim Precisa Deles
27 de maio de 2024Encantadora e com cores fortes, a flor de hibisco é considerada a flor nacional do Havaí. Arbusto de pequeno porte, crescimento rápido e floração durante todo o ano, o Hibiscus rosa-sinensis é uma das plantas mais utilizadas em jardins e praças aqui no Brasil.
Talvez você identifique com maior facilidade um dos seus nomes populares, como Hibisco-da-china, Mimo-de-vênus, Graxa-de-estudante ou simplesmente Hibisco. Todos eles se referem à mesma espécie de planta.
O Hibiscus rosa-sinensis é uma beleza a ser considerada para adornar o seu jardim, seja como planta isolada ou em grandes conjuntos ao longo de muros e cercas vivas.
E pra quem é do time do chá, as flores do Hibisco fornecem uma bebida saborosíssima e perfumada. Além disso, esse é um chá que traz muitos benefícios para o corpo. Bem fácil de fazer, vou colocar uma receitinha dele lá no final.
Origem do Hibiscus rosa-sinensis
O Hibisco, ou Hibiscus rosa-sinensis, é uma planta que fascina e encanta há séculos.
A história do Hibiscus rosa-sinensis se entrelaça com a de muitas civilizações, já que teve uma presença marcante em várias culturas ao redor do mundo.
Originário da Ásia Oriental, mais especificamente da China e da Índia, o Hibisco rapidamente se espalhou por regiões tropicais e subtropicais.
O Hibisco é uma planta admirada em todo o mundo por sua grande capacidade de florescimento, beleza e também seus benefícios medicinais.
Simbolismo do Hibiscus rosa-sinensis
Sabia que em terras asiáticas, o hibisco não era apenas uma planta ornamental, mas um símbolo de prosperidade e sucesso?
Em muitas ilhas do Pacífico, como Fiji e Havaí, as flores de hibisco são usadas em cerimônias e rituais tradicionais.
No Havaí, o hibisco é também um símbolo de hospitalidade e é comumente usado para confeccionar colares de flores ou para decorar eventos especiais.
Tipos de Hibisco
Já sabemos como o mundo das plantas é vasto e cheio de espécies irmãs, não é mesmo? E o Hibiscus rosa-sinensis não fica devendo nada para outras espécies.
Não é fácil contar nem determinar com precisão os tipos de Hibisco, pois a taxonomia do gênero Hibiscus está em constante revisão e novas variedades são criadas com frequência.
Mas, acredite, estima-se que existam entre 5.000 e 7.000 espécies de Hibiscus rosa-sinensis, o que o torna um dos gêneros mais diversificados de plantas ornamentais.
As diversas espécies de Hibiscus rosa-sinensis apresentam algumas características bem comuns entre elas, como:
- Tamanho: as plantas podem variar desde arbustos menores, chamados anões até árvores de porte maior.
- Forma das flores: as flores podem ser simples, duplas, em formato de sino, em forma de taça ou até em forma de estrela.
- Cores: as flores podem ser brancas, amarelas, laranjas, vermelhas, rosas, roxas e adivinha? Até mesmo multicoloridas.
- Textura das pétalas: você vai reparar que as pétalas podem ser bem diferentes entre elas, como lisas, onduladas, franjadas ou aveludadas.
- Folhas: as folhas em sua maioria são verdes, mas existem variegadas ou com bordas douradas.
Conheça alguns exemplos dos tipos de Hibiscus mais populares no Brasil:
-
Hibiscus rosa-sinensis ‘Cooperi’:
Flores com pétalas franjadas de 9 a 11 cm de diâmetro, florescendo quase por todo o ano.
-
Hibiscus rosa-sinensis ‘Variegata’:
É uma variação com folhas variegadas com tons de verde, branco e rosa, que criam um efeito ornamental marcante. Flores em tons de rosa, vermelho e branco.
-
Hibiscus rosa-sinensis ‘Rose Flake’:
Folhas com manchas irregulares nas cores de verde, rosa e branco com flores solitárias de cor vermelha.
-
Hibiscus rosa-sinensis ‘Albus’:
Folhas verdes com pontas de borda ovaladas e flores de pétalas brancas que dão um visual delicado e romântico.
Cultivando Hibiscus rosa-sinensis no seu Jardim
O Hibiscus rosa-sinensis é uma planta tropical e como tal gosta de ambientes ensolarados e quentes. Leia o que você precisa saber para cultivar essa belezura com sucesso.
Sol
O Hibiscus rosa-sinensis adora o sol! Escolha um local bem iluminado para plantar seu hibisco, que tenha bastante luz solar para incentivar o florescimento com toda a sua exuberância.
Só tome cuidado com áreas propensas a geadas, pois essas plantas não gostam de frio extremo.
Solo
Ele prefere um solo que permita a água escoar bem, ou seja com compostos que favoreçam uma boa drenagem.
Se o solo do seu jardim for muito compactado ou argiloso, misture um pouco de areia ou matéria orgânica para melhorar a drenagem.
Rega
As mudas devem ser irrigadas e mantidas umedecidas até a pega.
Nas plantas jovens e adultas, regue regularmente, especialmente nos meses mais quentes. Sendo assim, mantenha o solo apenas levemente úmido, mas cuidado para não exagerar.
Os Hibiscos gostam de água, mas detestam ficar com as raízes submersas. O truque é regar de forma que a água penetre bem no solo, mas deixe-o secar levemente entre as regas.
Fertilização
Para uma floração abundante, você pode fertilizar seu hibisco mensalmente durante a primavera e o verão.
Use um fertilizante equilibrado, rico em potássio, para estimular o crescimento das flores. Nesse sentido, o objetivo é garantir que sua planta receba todos os nutrientes necessários para florescer continuamente.
Pragas
Fique de olho nas pragas, não tem outro jeito, e com o Hibisco é a mesma coisa. Contudo, é bom lembrar que tratar as pragas no início é mais fácil.
Sendo assim, saiba que o Hibiscus rosa-sinensis pode ser atacado pelo mais comum, os Pulgões.
Esteja atento também às folhas amarelas ou murchas, e se notar algum sinal de pragas, trate a planta imediatamente com um inseticida adequado ou soluções e receitinhas naturais.
Poda
A poda anual na primavera é importante para manter o hibisco com uma forma bonita e controlada. Remova galhos mortos ou doentes e corte os ramos para manter a planta na forma desejada.
A poda também estimula um novo crescimento, garantindo uma planta mais cheia e vigorosa.
Como Fazer Chá de Flor de Hibisco
Preparando o chá de hibisco:
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de flores de hibisco desidratadas
- 250 ml de água
- Se quiser, adoce à sua maneira, mas o chá puro é mais saboroso e o sabor mais acentuado.
Modo de preparo:
- Aqueça a água até ferver
- Desligue o fogo, adicione as flores de hibisco e cubra o recipiente
- Deixe as flores em infusão por 5 a 10 minutos
- Em seguida, coe e bom proveito.
Dicas para um chá mais saboroso
- Utilize flores de hibisco desidratadas de boa qualidade para garantir um sabor mais rico e aroma agradável.
- Você pode ajustar a quantidade de flores de acordo com o seu paladar.
- Experimente adicionar especiarias como canela, cravo ou gengibre para um sabor ainda mais especial.
- O chá de hibisco pode ser consumido quente ou gelado.
- Para uma versão refrescante, prepare o chá com antecedência e leve à geladeira.
- Você também pode adicionar o chá de hibisco a sucos, além de smoothies ou drinks.
Benefícios do chá de hibisco:
O chá de Hibisco pode ser benéfico para o seu corpo de várias formas. Ele é rico em antioxidantes e possui propriedades anti-inflamatórias. Além disso, auxilia no controle da pressão arterial, pode contribuir para a perda de peso e fortalecer o sistema imunológico, pois protege o corpo contra infecções.
No entanto, tenha alguns cuidados antes de utilizar o chá. Por exemplo, mulheres grávidas ou amamentando devem consultar um médico antes de consumir.
Além disso, pessoas com problemas de saúde devem ser cautelosos pois o chá pode interagir com medicamentos ou ter efeitos colaterais.
E você? Já conhecia alguma dessas dicas sobre o Hibisco?
1 Comment
Gosto muito de chá de hibisco. A receita publicada foi uma dica fantástica. Assim mais pessoas podem usufruir dessa flor tão versátil. Obrigada