Canteiros Elevados: Entenda Porque Seu Jardim Precisa Deles

Hibiscus rosa-sinensis de cor vermelha
Hibiscus Rosa-Sinensis: Flores Lindas para um Chá Delicioso
23 de maio de 2024
coleus folhas vermelhas
Cóleus: a Coloridíssima Planta Coração Magoado
3 de junho de 2024

Se você tem um jardim em casa, aposto que já pensou em adicionar um canteiro elevado para sua horta. Os canteiros elevados são uma excelente maneira de cultivar plantas em seu quintal, seja para uma horta produtiva ou um espaço decorativo cheio de flores coloridas.

Além disso, esses canteiros oferecem inúmeras vantagens, como melhor controle do solo, drenagem eficiente e maior acessibilidade. Sem falar que sua coluna agradece!

Quais os Benefícios dos Canteiros Elevados

Os canteiros elevados oferecem uma série de vantagens significativas para jardineiros, tanto os mais experientes e mesmo que você ainda seja um novato na jardinagem.

1. Melhor Controle do Solo

Uma das principais vantagens é poder controlar melhor o solo. Quando você opta por canteiros elevados, pode selecionar e preparar o tipo de solo que mais se adequa às necessidades específicas de suas plantas.

Ou seja, isso é especialmente útil se o solo do seu quintal for arenoso, argiloso ou pobre em nutrientes.

Ao criar um canteiro elevado, você pode misturar o solo com compostagem, esterco ou outros aditivos que melhorarão a qualidade do solo, proporcionando um ambiente de crescimento ideal para suas plantas.

2. Drenagem eficiente

Outra vantagem significativa dos canteiros elevados é a drenagem melhorada. A elevação do canteiro facilita o escoamento da água, evitando que o solo fique encharcado.

Isso, obviamente, é uma super vantagem porque o excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes e outros problemas relacionados à umidade.

Com a drenagem funcionando direitinho, as raízes das plantas recebem a quantidade ideal de água e oxigênio, assim, elas vão crescer mais saudáveis.

canteiro elevado alvenaria

3. Facilidade de acesso

A acessibilidade dos canteiros elevados é um benefício particularmente importante para pessoas com mobilidade reduzida.

Mas convenhamos, não ter que se abaixar repetidas vezes durante a atividade de jardinagem é bom para todo mundo, até para os mais jovens.

Além do mais, a altura dos canteiros elevados pode ser ajustada de acordo com as necessidades do jardineiro, tornando o plantio, a colheita e a manutenção das plantas muito mais confortáveis e ergonômicos.

4. Estética agradável

Além dos benefícios práticos que vimos anteriormente, os canteiros elevados também acrescentam um elemento estético bem atraente ao seu jardim.

Eles podem ser construídos em uma variedade de formas e tamanhos, permitindo personalização conforme o gosto e ainda acompanhando o estilo da sua casa.

A estrutura elevada cria linhas definidas e pode ser decorada com bordas de madeira, pedra ou outros materiais.

Essa personalização permite que você integre os canteiros harmoniosamente no design geral do seu jardim, seja ele rústico, moderno ou tradicional.

5. Controle de Plantas Invasoras

A elevação do canteiro e a possibilidade de adicionar uma camada de tela de jardinagem no fundo ajudam a reduzir significativamente a presença de ervas daninhas, facilitando a manutenção.

Planejando a Construção do Canteiro Elevado

Acredito que a parte da construção esteja mais segura nas mãos de um especialista. Contudo, é bom termos uma ideia do que será preciso para melhor visualização do processo como um todo.

Sendo assim, um bom planejamento inclui as seguintes etapas:

  • Escolha do Local: encontre um local que receba pelo menos 6 horas de luz solar direta por dia. Observe o nivelamento do solo antes de iniciar a obra.
  • Medidas do Canteiro: decida o tamanho e a forma do seu canteiro. Uma largura de até 1,2 metros é ideal para facilitar o acesso às plantas.
  • Construção da Estrutura: é hora de definir o material a ser utilizado na construção, seja madeira, blocos de concreto ou outro tipo de estrutura.
  • Preparação do Solo: existem várias maneiras de preparar o solo. Veremos mais adiante um exemplo.
  • Plantio: hora de escolher os tipos de mudas ou sementes, desde que sejam de qualidade, sempre seguindo as instruções específicas para cada tipo de planta.

canteiro elevado madeira

Gastos para Construir um Canteiro Elevado

Além dos aspectos técnicos da construção de canteiros elevados, devemos planejar o orçamento da obra para garantir que o projeto esteja dentro da realidade financeira de cada um.

Podemos considerar algumas dicas para ajudá-lo a planejar e gerenciar os custos da construção em seu jardim.

1. Defina o Tamanho e a Quantidade dos Canteiros

Antes de calcular os custos, decida quantos canteiros você deseja construir e as dimensões de cada um. Um canteiro padrão pode ter cerca de 1,2 metros de largura por 2,4 metros de comprimento e 30 a 55 cm de altura.

2. Escolha dos Materiais

O tipo de material escolhido para a estrutura do canteiro afetará significativamente o custo total. Por exemplo:

Madeira tratada (sem produtos químicos tóxicos): Relativamente acessível e fácil de trabalhar. O custo pode variar dependendo do tipo de madeira e do tratamento.

Blocos de concreto: Duráveis e relativamente baratos, mas exigem mais esforço para montar. São uma boa opção para quem busca longevidade.

Material reciclado: Usar materiais reciclados, como paletes de madeira, pode reduzir custos, mas certifique-se de que sejam seguros para jardinagem.

canteiro pallet

3. Solo e Compostagem

O solo de alta qualidade e a compostagem são essenciais para o sucesso dos canteiros elevados. Estime a quantidade necessária com base no tamanho dos canteiros e inclua no orçamento.

4. Acessórios Adicionais

Outros itens, como telas de jardinagem para impedir ervas daninhas, sistema de irrigação, estacas de suporte para plantas, e elementos decorativos, também devem ser considerados.

Canteiro de Chão X Canteiro Elevado

Em comparação com os canteiros de chão, os canteiros elevados oferecem maior controle sobre as condições de cultivo.

No entanto, eles podem exigir um investimento inicial maior devido à construção da estrutura e aquisição de solo de alta qualidade.

No longo prazo, porém, a manutenção pode ser mais fácil e a produtividade maior devido às condições de crescimento otimizadas.

Em resumo, os canteiros elevados oferecem um controle superior sobre o solo, melhoram a drenagem, são mais acessíveis e aumentam a beleza do jardim.

Essas vantagens tornam os canteiros elevados uma escolha excelente para qualquer jardineiro que deseja otimizar o crescimento das plantas e melhorar a experiência de jardinagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *