como fazer as flores durarem mais
Como Fazer As Flores Durarem Mais Tempo No Jarro?
13 de fevereiro de 2022
Como proteger as plantas
Como Proteger As Plantas
10 de junho de 2022

O termo Bokashi vem do japonês e na sua tradução mais antiga, é ligado ao conceito artístico de “sombreamento, gradação”. O significado que nos interessa, surgiu mais tarde, e pode ser traduzido em algo como “fermentado de todos os tipos”. Acompanhe nosso texto e veja o que é Bokashi na horticultura.

Mesmo jardineiros amadores têm conhecimento sobre a necessidade de fertilização do solo. Nesse sentido, existem muitas maneiras e receitas de compostagem com o objetivo de produzir material orgânico para adubação.

O Bokashi vem ganhando espaço na jardinagem caseira, pois se trata de um fertilizante de alto poder nutritivo. Além disso, sua comercialização vem crescendo e já é possível adquirir facilmente uma embalagem dele em lojas agrícolas ou grandes mercados.

O que é Bokashi?

O Bokashi é um processo de conversão de material orgânico em material de alto valor nutricional para as plantas. O que difere o composto Bokashi das demais formas de compostagem é que, ao invés de decompor completamente, ele fermenta o material orgânico através de um processo chamado anaeróbico. Ou seja, caracterizado pela ausência de oxigênio.

Além disso, em comparação com a compostagem tradicional, que utiliza somente elementos “verdes”, o Bokashi utiliza restos de frutas, legumes, laticínios e carnes.

Assim, para fazer o Bokashi é necessário o uso de microrganismos eficazes (ME), que é uma mistura de bactérias lácteas e fotossintéticas e também leveduras.

Contudo, não queira fazer isso na sua casa ou jardim sem adquirir os equipamentos próprios. Isso porque no decorrer do processo, o material utilizado solta um líquido com odor extremamente desagradável.

Para sua produção são necessários equipamentos especiais, embora eles sejam de tamanho pequeno e qualquer pessoa possa adquirir um “kit” em lojas especializadas.

Esse Kit, nada mais é do que um balde hermeticamente tampado, com torneira na base que ajuda o escoamento do líquido utilizado na fertilização das plantas de casa.

E embora todo o processo seja considerado rápido, cerca de 5 semanas, não vale a pena a produção caseira se você tem apenas algumas plantinhas em casa. O melhor nesse caso é adquirir o produto pronto, já na forma de farelo ou líquido.

Por outro lado, se você deseja destinar o aproveitamento do seu lixo através da compostagem, vá em frente!

Mas se você está curioso sobre o processo antes de tomar uma decisão, visite este site para ter uma ideia de algumas receitas e todos os passos (em inglês). Assim como, uma explicação bem resumida disponível no site da Embrapa.

Bokashi: Para que Serve?

O Bokashi é um valioso biofertilizante para o solo e suas plantas. Isso porque a presença de criaturas microscópicas no solo promove todo o processo de fermentação da matéria orgânica presente, deixando-a disponível para as plantas.

E é exatamente por causa da presença desses microrganismos eficazes que o Bokashi se diferencia dos fertilizantes convencionais.

Seu uso beneficia diretamente as plantas de diversas formas, pois além de ajudar no controle de pragas e doenças, ele auxilia na correção da acidez no solo.

Veja de forma resumida todas as vantagens do uso do Bokashi:

  • Fortalece o sistema imunológico das plantas
  • Gera frutos mais nutritivos
  • O solo se torna mais solto em alguns meses
  • A vida no solo é mais rica em microrganismos
  • Não há perda de energia pois a fermentação promove a alta temperatura
  • Ajuda no controle de pragas
  • Melhora a acidez do solo
  • Podem ser usados em qualquer espécie de planta inclusive orquídeas.

Então, você gostou de saber um pouco mais sobre o que é Bokashi e como ele ajuda nossas plantas? Conte abaixo nos comentários se você já utiliza esse biofertilizante por aí. Além disso, compartilhe com alguém que você sabe que também gosta de plantas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.