Como Fazer As Flores Durarem Mais Tempo No Jarro?

Planta costela de adão
7 Dicas Rápidas Sobre a Planta Costela de Adão ou Monstera Deliciosa
31 de janeiro de 2022
o que é bokashi
O que é Bokashi
26 de maio de 2022

O buquê é maravilhoso, as flores chegam lindas, cheirosas e frescas, mas quando colocamos no jarro com água elas não mantêm a mesma beleza por muito tempo, não é mesmo? Com algumas dicas simples você pode ter um arranjo de flores bonito por mais tempo. Continue a leitura e veja as sugestões para saber como fazer as flores durarem mais tempo depois de cortadas.

Dicas de Como Fazer as Flores Durarem Mais Tempo no Jarro

1 – Limpeza do Jarro

Limpe o jarro com água e sabão, isto quer dizer que não basta você retirar as últimas flores que estavam ali e colocar novas. O menor resíduo de sujeira tem um grande impacto na qualidade da água. Jarros guardados há muito tempo, também acumulam poeira e sujeira, assim use o detergente e a esponja.

2 – Ferramenta Correta

As tesouras que não são de jardinagem podem esmagar o caule. Isso prejudica a planta, pois pode bloquear o caminho dos canais por onde a planta absorve a água. Sendo assim, escolha a tesoura mais afiada que tiver em casa, caso não tenha a ferramenta de jardinagem.

3 – Melhor Horário para Cortar

Se você vai tirar as flores do seu próprio jardim, escolha o primeiro momento do dia, antes que o sol esteja forte. Faça o corte com uma ferramenta bem afiada e coloque os ramos imediatamente na água. O corte é sempre um stress para a planta, desse modo, cortar a haste no início da manhã evita o enfraquecimento das flores.

Veja Também: 7 Dicas Rápidas Sobre a Planta Costela de Adão ou Monstera Deliciosa

4 – Ângulo do Corte

Flores com caules duros como as rosas e os lírios devem receber o corte um pouco inclinado de forma a criar um ângulo. Por outro lado, flores com caules macios como as tulipas e gérberas, devem ser cortadas em linha reta.

5 – Corte da Haste

Se você comprou ou recebeu o buquê de presente, corte as hastes das flores antes de irem para o jarro. O transporte da planta sem água, da floricultura para casa deixa a parte do corte exposto. Isso permite a entrada de ar e o consequente bloqueio do canal, além de proliferar bactérias no local, que prejudicarão muito rapidamente o frescor das flores. Nesse sentido, o melhor é cortar embaixo da água corrente ou então, encher uma bacia com água e fazer o corte da planta com a haste mergulhada. Logo em seguida coloque no jarro já abastecido com água.

como fazer as flores durarem mais tempo com corte correto.

6 – Remoção de Folhas Inferiores

Não deixe nenhuma folha em contato com a água do jarro. Em síntese, as folhas que estão submersas rapidamente entram em processo de decomposição e apodrecimento. Folhas danificadas e doentes devem ser removidas mesmo se estiverem na parte superior da haste.

7- Quantidade de Água

Não há necessidade de completar o jarro com água até em cima, pois o processo de decomposição acontece também ao longo do caule. Dessa forma, preencher até um terço do jarro é suficiente para que a planta fique hidratada.

8 – Temperatura da Água

A água morna é melhor absorvida pela planta, mantendo assim, as flores mais hidratadas. Para as plantas, por segurança, aqueça no máximo até os 39°C.

9 – Conservantes

Essa receitinha consiste em impedir que bactérias se espalhem na água, além de fornecer energia. Assim, para cada um litro de água acrescente: 1 colher de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de suco de limão e meia colher de água sanitária. A água sanitária pode ser substituída por algumas moedas de cobre (1 ou 5 centavos), pois assim como a água sanitária, elas têm um efeito antibacteriano. Muito cuidado com o açúcar pois, em excesso, ele tem um efeito contrário, fazendo as flores murcharem rapidamente.

Veja Também: Plantas para Banheiro

10 – Troca da Água e Novo Corte

Os germes na planta se formam muito rapidamente e obstruem os caminhos ao longo do caule. Renovar a água é um fator essencial para manter as plantas frescas assim como fazer as flores durarem mais. Dessa forma, a cada dois ou três dias, troque a água do jarro e faça um novo corte na ponta da planta antes de voltar as flores para a água.

como fazer as flores durarem mais renovando a água

11 – Local Certo

O ambiente onde você vai colocar o seu jarro com as plantas faz toda a diferença. Correntes de ar, calor e luz solar direta afetam negativamente a vida útil das flores.

12 – Flores X Frutas

Por último e não mesmo importante, as frutas também podem afetar as flores. Isso ocorre porque as frutas soltam um gás de maturação, que acelera o envelhecimento das flores que estão próximas. Muitos arranjos, em ocasiões especiais, são montados em composições decorativas com frutas. Nesse sentido deixe para acrescentar as flores no último momento para que elas fiquem mais frescas por mais tempo. Em casa, deixe seu arranjo longe da fruteira.

Outras Dicas Populares de Como Fazer as Flores Durarem Mais Tempo

  • Usar algumas gotas de detergente na água das flores prolonga o frescor?

O detergente tem ação antibacteriana o que ajuda na durabilidade das flores, porém ele pode ser venenoso para algumas espécies de flores. Sendo assim, na dúvida, é melhor não usar o detergente.

  • Um comprimido de aspirina pode manter as flores frescas por mais tempo?

O ingrediente ativo na aspirina é o ácido salicílico, que está presente nas plantas e possui múltiplas funções. Dentre elas a ação hormonal de crescimento, além de induzir os sistemas de defesa da planta. Dessa maneira, adicionar um pouco de aspirina à água do jarro é justificado, porém, depende de cada flor e da dose. Assim como para nós humanos, uma overdose de remédio pode ser fatal, acontece o mesmo com as plantas. Portanto, se quiser experimentar a aspirina, adicione apenas um quarto do comprimido em um litro de água.

2 Comments

  1. Virgílio Silva disse:

    Gostei muito…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.