7 Dicas Rápidas Sobre a Planta Costela de Adão ou Monstera Deliciosa

como cuidar das orquídeas cattleya
Como Cuidar Das Orquídeas Cattleya
17 de dezembro de 2021
como fazer as flores durarem mais
Como Fazer As Flores Durarem Mais Tempo No Jarro?
13 de fevereiro de 2022

Planta costela de adão

Algumas das plantas mais populares nos últimos tempos para cultivo como planta de sombra é a Costela de Adão, também muito conhecida pelo seu nome científico Monstera deliciosa. Uma espécie de simples manutenção e com beleza tropical que alegra qualquer ambiente. Assim, separei algumas dicas rápidas que vão auxiliar você a ter em casa uma planta Costela de Adão sempre saudável.

1 Replante a Costela de Adão Todo Ano

O motivo para o replantio é que a Planta Costela de Adão tem as raízes bastante intensas e quanto mais essas raízes crescem, mais grossas elas ficam.

Quanto mais raízes, maior será o número de folhas. Além disso, mais rápido a planta se desenvolverá. Contudo, espere até que as raízes estejam realmente muito apertadas no vaso para mover a Costela de Adão para outro recipiente.

Ao fazer o replantio, mude o vaso para um tamanho apenas um ou dois números maior que o anterior.

2 Use Apoio Para a Planta Costela de Adão

Como são trepadeiras, com o tempo a Monstera Deliciosa se torna bem grande e pesada correndo o risco de tombar e se quebrar.

Use algo para servir como suporte e apoiar as suas hastes. Você pode usar bambu, poste de musgo ou poste de esponja vegetal. Assim, como arames ou prender por meio de presilhas de parede próprias para plantas.

3 Faça Podas na Costela de Adão

Monstera vem de monstro. Ela se torna realmente grande. Então, se você quer controlar o tamanho da sua planta, faça podas constantes. A Monstera nunca se importará com as podas, ao contrário são um convite para crescer mais forte.

A poda pode ser feita em qualquer época do ano. Contudo, aproveite o período de dormência da planta, que é no início da primavera, para fazer a poda. Isso porque na primavera a Monstera estará pronta para começar o ciclo de crescimento novamente.

Escolha qualquer parte da Costela de Adão que tenha um nó, assim você aproveita para fazer novas mudas.

4 A Planta Costela de Adão Gosta de Umidade

Tente manter a umidade do ar no ambiente para que sua planta Costela de Adão se desenvolva saudável. Em períodos de seca e baixa umidade do ar, vale usar um umidificador para melhorar esse índice.

Outro modo de ambientação para plantas que apreciam umidade é agrupá-las em um mesmo local da casa. Assim como, utilizar pequenas bacias de água bem próximo às plantas também funciona.

Leia Também: Costela de Adão

5 Porque tem Folhas Amarelas na Costela de adão

Um motivo de preocupação é quando encontramos folhas amarelas em nossas plantas, não é mesmo? Inicialmente, saiba que as folhas antigas, da base da planta costumam amarelar e isso é perfeitamente normal, pois indica uma progressão natural da planta.

Por outro lado, o amarelamento das folhas pode indicar algum stress. É uma reação bastante comum a uma série de problemas que podem estar acontecendo com a planta.

Devemos revisar todos os cuidados a fim de identificar o que pode estar prejudicando a Costela de Adão. Por exemplo, excesso de água, drenagem inadequada do substrato, pouca luminosidade ou pragas que podem estar sugando a seiva da planta.

6 As Folhas da Costela de Adão Estão Enrolando

Assim como o item anterior, o enrolamento das folhas pode ser justificado por causas diferentes.

Como planta tropical, a Costela de Adão gosta de umidade. Se as folhas da sua planta estão enrolando, ela pode estar sofrendo com a baixa umidade. Por certo alguns dos seguintes motivos pode ser o culpado: pouca rega, ambiente muito seco, calor excessivo ou mesmo substrato sem elementos de retenção de água.

7 As Folhas Jovens da Costela de Adão Não Tem Fenestração

Fenestração são os lindos rasgos que as folhas da Planta Costela de Adão apresentam quando são adultas. Essas aberturas deixam passar a luz, o que na floresta, beneficia muito bem as partes inferiores da planta.

Quando surgem, as folhas jovens não apresentam nenhum recorte. À medida que elas crescem, a chamada fenestração vai ocorrendo e assim modificando o formato da folha.

Gostou destas dicas? Aproveite e veja também sobre 10 Dicas Fáceis para sua Jiboia Crescer Rápido e ficar Maravilhosa.

 

2 Comments

  1. Regina Flora disse:

    Acho muito útil e legal estas dicas que só nos informam mais sobre como conhecer e cuidarmos melhor de nossas plantas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.