Palmeira Rafis: Como Cuidar e Embelezar Ainda mais Sua Casa

dicas de organização da casa
Dicas de Organização da Casa: 5 Passos que Funcionam
8 de dezembro de 2022

Se você quer incrementar a decoração da sua casa com um ar mais tropical, escolher uma palmeira será um ponto a favor. Embora existam muitas opções para cultivo dentro de casa, na sombra, vou sugerir aqui uma espécie que muito provavelmente você já conheça; a palmeira Rafis, como cuidar, como comprar a melhor planta da loja, como regar e como identificar possíveis problemas nas folhas. Ou seja, muitas dicas!

Além de muito bonita, a Raphis tem grandes vantagens de cultivo. Primeiro, ela tem um visual que encanta logo de início por conta dos vários troncos que podem ser colocados no mesmo vaso e em várias alturas. Segundamente, suas folhas são extremamente ornamentais e criam uma espécie de múltiplos leques altos que deixam muito chique qualquer canto da casa. E entre outras coisas, ela é super resistente.

Você vai encontrar a palmeira Rafis com outros nomes populares como por exemplo: Ráfia, Ráfis, Ráfi e Rápis, mas seu nome científico é um só, Rhapis excelsa.

Como Escolher a Palmeira Rafis na Loja de Jardinagem

Ao escolher sua planta na flora alguns pontos são importantes e precisam ser analisados, principalmente em relação às folhas.

Dê preferência às plantas com folhas verdes sem sinais de amarelamento e sem as pontas queimadas. Verifique o verso em busca de parasitas, como pulgões ou cochonilhas.

Além disso, observe se os caules estão firmes e sem machucados. Os caules têm uma cobertura de fibra amarronzada, muito rústica e que dão um charme extra à planta. Você pode tocar à procura de algum problema.

Às vezes a planta sai do produtor e fica ainda por um período nos mercados, floras e Gardens antes de você levá-la para casa. E nesse período elas podem sofrer com ambientes secos ou falta de regas.

Pode não ser nada grave, mas é sempre mais simples cuidar de uma planta saudável do que levar para casa uma planta que já tenha algum probleminha, não é mesmo?

Palmeira Rafis Gosta de Sol ou Sombra?

Bom, você vai gostar dessa resposta. A Rafis gosta de sol, de sombra e de meia-sombra. Embora ela seja nativa da China, é uma espécie que se adaptou super bem ao nosso clima.

Assim você pode escolher muitos locais da casa para cultivar a Rafis, seja no quarto, na sala, na varanda ou sacada, no jardim em nos terraços. No entanto, a regra de luminosidade é a mesma de outras plantas. Elas precisam de luz suficiente para se desenvolver e não apenas sobreviver!

É bom saber que as folhas da palmeira Ráfis podem sofrer um pouco com a luz direta do sol. Isso depende muito da região do país em que você está. Elas ficam com aspecto amarelado por causa da luz solar, e está tudo bem. O contrário acontece quando sua planta está na sombra, o verde das folhas será mais acentuado.

Palmeira Rafis Como Cuidar

Se você vai cultivar sua palmeira dentro de casa precisa de um bom vaso com furos. O vaso ideal para a palmeira Rafis deve ter um terço da altura da sua planta. Isso será suficiente para manter sua planta por muitos anos já que ela tem um crescimento vagaroso, nem muito lento e nem muito rápido.

Além disso, ela aceita muito bem os vasos de plástico mesmo, desde que seu substrato seja bem drenado para a água escorrer com facilidade. Os pratinhos ou cachepôs podem ser usados sem problemas, mas sempre esvazie o excesso de água que sobra depois da rega.

Essa água parada que fica ali, nos dois casos, tanto no pratinho embaixo do vaso, quanto no cachepô que o envolve, pode sobrecarregar as raízes da sua palmeira Ráfis.

A palmeira Ráfis gosta de substrato rico em material orgânico. Se você tem o costume de usar areia no substrato, coloque apenas uma quantidade pequena. Isso vai ajudar na permeabilidade e drenagem da rega.

Como Regar a Palmeira Raphis?

Gente, não tem segredo, secou, regou. A palmeira Raphis gosta de ser regada em abundância sempre que o solo já estiver seco. Enfie os dedos no substrato para saber se já pode oferecer mais água. Se os dedos saírem secos, já é hora de regar.

Agora, tenha muita atenção nos períodos de maior calor e baixa umidade do ar. Isso faz com que a água seja consumida ou evaporada mais rapidamente. Assim, se você regava uma vez na semana, é muito provável que tenha que fazer duas ou três regas na semana quando o clima mudar.

E como podemos ajudar nossas plantas quando o ar está muito seco? Uma maneira é utilizar um umidificador elétrico ou um vaporizador que mantém o ambiente perto da planta mais úmido.

Mas se você não quer gastar com isso, tente agrupar outras plantas próximas à palmeira Raphis, pois o ambiente fica naturalmente mais úmido.

Você pode também molhar as folhas com um borrifador, mas isso ajuda só enquanto a água não evapora das folhas. Então, o melhor é borrifar mais de uma vez ao dia.

Veja também: Como Proteger As Plantas para que elas creçam sempre saudáveis.

Como Adubar a Palmeira Rafis

A palmeira Rafis pode ser adubada, com fertilizante granular de longa duração, duas vezes ao ano. Já a utilização de adubo líquido, do tipo N-P-K deve ser oferecida com uma frequência maior, a cada dois meses, por exemplo. A formulação padrão com percentual 10-10-10 é excelente.

Existem algumas marcas de adubos com produtos específicos para palmeiras, que tem a fórmula NPK (09-04-08), próprias para utilização em todas as espécies.

Se você prefere usar os adubos orgânicos, como húmus de minhoca, ou outro tipo de fertilizante natural, eles também podem ser oferecidos a cada dois meses.

O uso do Bokashi, também é indicado para as palmeiras. Ele pode ser aplicado tanto nas folhas como também acrescentado ao substrato.

O importante é colocar quantidades moderadas de adubo para que a planta não fique prejudicada com um eventual excesso de fertilização. Muito adubo disponível no substrato causa uma paralisação no crescimento da planta, além de provocar a toxicidade do ambiente.

Problemas com a Palmeira Raphis

As folhas da palmeira Raphis costumam denunciar alguns problemas que podem estar afetando a planta.

Por ser uma planta muito resistente, é muito comum escolher a Raphis para decorar escritórios com ar condicionado. O ar seco pode se tornar um problema quando não é acompanhado de um pouco de umidade nos cuidados. Siga as dicas que coloquei acima, na parte de como regar, a fim de melhorar a umidade.

Outro problema muito comum é quando as folhas da Rafis ficam muito amareladas. Se não for aquele amarelado leve, que mencionei anteriormente, por causa da luz do sol, investigue o que pode estar acontecendo com base nessas dicas a seguir:

  • Excesso de água: esse é um erro muito comum que a maioria das pessoas acabam cometendo ao regar demais ou várias vezes na semana. Lembre-se da regrinha de só molhar quando o solo já estiver seco depois da última rega.
  • Excesso de adubo: pode parecer sem sentido, mas quando o solo tem muitos nutrientes disponíveis, as raízes tendem a interromper o processo de alimentação da planta. Ou seja, elas ficam “estressadas” e param de absorver os nutrientes que estão no substrato ou no solo. Assim, coloque sempre uma quantidade menor de adubo em relação a indicação da embalagem. 
  • Falta de água: tadinha da Raphis, não seja esse tipo de jardineiro que esquece que tem plantas em casa e nunca rega as verdinhas. Coloque um aviso na agenda ou um alarme no seu telefone. Funciona!

Problemas com as folhas da palmeira Rafis

Pragas e fungos

Além do amarelado das folhas, os fungos são um problema grave nas palmeiras. Eles deixam as folhas com algumas manchas diferentes, geralmente mais arredondadas e amarronzadas. Em outros casos, formam manchas circulares com limites bem definidos e mais escuros. Podem também atacar as bordas ou ainda as nervuras das folhas, o solo, o caule e sobretudo folhas jovens.

Enfim, os fungos podem matar a palmeira. Por causa disso, muitos jardineiros preferem sacrificar a planta para evitar que os fungos se proliferem e acabem por infestar outras plantas

Para fazer um tratamento e salvar sua palmeira, nesse caso você vai precisar intervir com algum defensivo fungicida para interromper o processo. Algumas receitas caseiras funcionam, mas com paciência e a longo prazo.

Pulgões e cochonilhas também são comuns em alguns ambientes e podem afetar sua palmeira. Procure sempre no verso das folhas e faça algumas inspeções frequentes. 

Em todo caso, é importante nunca utilizar uma ferramenta de corte na planta sem antes fazer a limpeza adequada com água e sabão ou então álcool. Além disso, nunca reaproveite a terra em outro vaso, pois os fungos sobrevivem no solo e se espalham facilmente através da água da rega.

Bom, não desanime com as doenças e pragas, na maioria das vezes vencemos esses problemas com persistência e muito carinho pelas plantas.

Se você ainda não tem a sua palmeira Raphis, se inspire com as dicas e comece a planejar e escolher um espaço em casa para colocar a sua. Que tal contar sua história e compartilhar nos comentários a sua experiência com as palmeiras Raphis?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *