Espada-de-São-Jorge: Veja como Cuidar, Tipos de Propagação e Adubo

plantas seguras para caes e gatos
Plantas Seguras para Cães e Gatos
2 de setembro de 2021
grama amendoim
A Grama Amendoim é uma ótima escolha como planta de forração
7 de outubro de 2021

A Espada-de-São-Jorge é uma das plantas mais resistentes e mais fáceis de cuidar que você vai encontrar para ambientes de sombra e cultivo dentro de casa. É uma daquelas plantas consideradas difíceis de matar.

A planta que conhecemos como Sansevieria trifasciata ou seja, a Espada-de-São-Jorge, teve seu nome botânico reclassificado em 2017 e passou para a fazer parte da espécie das Dracaenas, tornando-se Dracaena trifasciata.

Com suas folhas rígidas pontiagudas em formato de espadas são bastante semelhantes às outras Dracenas que conhecemos como por exemplo a Dracena de Madagascar.

As Espadas-de-São-Jorge são fáceis de cultivar tanto em ambientes internos como em jardins.

Ao mesmo tempo, são plantas muito resistentes que prosperam bem naqueles cantos dentro de casa que não oferecem muita luminosidade e onde outras espécies teriam dificuldade de crescimento.

Uma vez que posicione sua Espada-de-São-Jorge em ambiente interno, seu crescimento será mais lento em comparação com as plantas que recebem um pouco de luz solar durante o dia.

Nesse sentido, se quiser que sua planta tenha um desenvolvimento mais rápido, ofereça luz do sol por pelo menos 2 horas por dia.

Existem diversas variedades e cultivares da Espada-de-São-Jorge, como por exemplo a Dracaena trifasciata “Hahnii”, Dracaena trifasciata “lLaurentii” e a Dracaena trifaciata “Twist”.

dracaena trifasciata

Nunca é demais lembrar que a Dracaena ou Sansevieria trisfasciata é tóxica para cães e gatos.

Temperatura e umidade

É uma planta tropical, nativa da África Ocidental e aprecia climas quentes. Quando expostas a temperaturas abaixo de 10º C podem morrer.

Solo

Para as plantas cultivadas em vaso a escolha do solo se assemelha a dos cactos. Ou seja, substrato bem drenado e arenoso. As raízes devem ficar livres do encharcado.

Rega

A princípio as regas devem ser feitas somente com o solo seco. Os intervalos podem variar dependendo da região em que você mora.

Nas estações mais chuvosas, por exemplo deixe um espaço maior entre as regas já que a umidade do ar estará mais alta.

As Dracaenas trifasciata suportam bem até dois meses sem água, por outro lado não reagem bem ao excesso. Nesse caso o melhor é errar pela falta de rega.

Adubo

Utilize um fertilizante inorgânico 10-10-10 de ação gradual. Os fertilizantes minerais granulados tem a vantagem de repor os nutrientes da planta aos poucos, sendo liberados somente no momento da rega. Evitando desse modo que haja excesso de minerais no solo. O que pode provocar stress na planta e consequente queda e queima das folhas.

Se for utilizar o adubo líquido, leia as instruções da embalagem. Os líquidos funcionam melhor e oferecem menos riscos se diluídos em água.

Uma boa dica é quanto a adubação é: quando fizer a fertilização, o solo ainda deve estar úmido da última rega.

Se por ventura, houver um excesso de adubação, você perceberá. As folhas ficam amareladas, com manchas marrons.

Nesse caso, retire as folhas danificadas e regue o solo com bastante água durante vários minutos. O objetivo é retirar o excesso de Nitrogênio que fica nas raízes e impede que a planta absorva os outros nutrientes.

Propagação

Sua planta pode ser dividida facilmente separando as touceiras do mesmo vaso. Novos brotos surgem nas laterais e também podem ser aproveitados para começar outros vasos.

Uma maneira simples de propagar a Espada-de-São-Jorge é através do corte de uma folha longa e saudável. Após escolher e separar a folha, coloque-a em um pote de vidro transparente com água cobrindo pelo menos até a metade da folha.

Complete sempre a água, mantendo o nível inicial e, a cada 2 semanas troque totalmente a água do pote. Isso evita o crescimento de bactérias e algas.

Após 15 dias você já verá as raízes se desenvolverem e logo a seguir a muda. Quando a muda já tiver atingido uns 3 centímetros de comprimento, transporte-a para um vaso como solo preparado, aerado e arenoso.

espada de sao jorge como fazer mudas

Da mesma forma, ao invés de propagar na água, você pode plantar a folha cortada direto na terra. O resultado vem um pouco depois. E com efeito, você terá uma mudinha surgindo ao lado da folha dentro de alguns dias.

Já o cultivo através das sementes, pelo contrário, é mais demorado e as taxas de germinação são baixas. Demoram em média de 3 a 6 semanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.