A Grama Amendoim é uma ótima escolha como planta de forração

espada de sao jorge
Espada-de-São-Jorge: Veja como Cuidar, Tipos de Propagação e Adubo
21 de setembro de 2021
plantas que purificam o ar
Plantas que Purificam o Ar
11 de outubro de 2021

Se você procura uma planta para forração que se adapte bem à sombra, pense na Grama Amendoim. É linda com suas flores salpicadas e tem muita facilidade de propagação mesmo em solos menos férteis.

O Amendoim Forrageiro, também conhecido como Grama Amendoim, tem um verde intenso em suas folhas pequenas e preenche completamente e com boa produção o local escolhido.

Apesar de não parecer, ela é uma leguminosa e recebe esse nome porque é pertencente à família do amendoim. E, olha só, brasileiríssima, nativa do cerrado, dos estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás.

Suas flores mais comuns são as amarelas, mas você vai encontrar também a Grama Amendoim nos tons de branco, creme e laranja.

grama amendoim

 

O nome científico da Grama Amendoim é Arachis pintoi e além de ser bastante ornamental, na agricultura é utilizado como camada de proteção do solo de algumas frutas como banana, maçã, coco e pera, assim como no café e na mandioca.

Solo

A Grama Amendoim gosta de solo bem drenado e com fácil capacidade de infiltração de água. Assim sendo, se adapta melhor aos solos mais arenosos.

Leia Também:

Aromatizador de Ambiente Caseiro

Flor Maria-sem-vergonha: conheça todos os cuidados

Temperatura e ambiente

É resistente a baixas temperaturas, tolerando até mesmo pequenas geadas. Após esse período a planta a rebrota com a chegada da primavera.

Por outro lado, suporta bem períodos de seca, onde acontece a perda de grande parte de suas folhas. Se recupera novamente no período das chuvas.

Propagação

A Grama Amendoim pode ser propagada através de sementes no período chuvoso, ou seja, de setembro a março.

Outra opção é a propagação por ramos da planta. Separe pedaços de pelo menos 20 cm de tamanho tomando o cuidado de verificar a quantidade de gemas; que devem ser de pelo menos 4.

Como forma de identificação, as gemas são aquelas partes de onde se originam os novos ramos. Plante no solo deixando apenas a última gema acima da superfície.

Você conhece ou já viu por aí o Amendoim Forrageiro ou Grama Amendoim? Conta aqui pra gente!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.