Como Cultivar Violetas na Sombra dentro de Casa

plantas de interior resistentes
5 Plantas de Interior Resistentes para Cultivar
25 de julho de 2021
como cuidar da zamioculca
Como cuidar da Zamioculca
25 de agosto de 2021

Saiba como cuidar de violetas para que elas durem décadas na sua casa. E o melhor, na sombra, e produzindo aquelas flores lindas e delicadas que a gente já conhece. 

As violetas trazem um alegre colorido para dentro de casa. Além disso são seguras para crianças e animais de estimação pois não possuem elementos tóxicos.

Suas flores possuem uma variedade de cores que deixam os colecionadores entusiasmados. Você vai encontrar violetas nos tons de rosa, roxo, lilás, azul, branca, e também bicolores.

Aqui você vai encontrar várias dicas e sugestões para cultivar violetas de um jeito que fique mais fácil manter sua planta saudável e ao mesmo tempo identificar as alterações mais comuns que costumam acontecer nessa caminhada.

Solo

Você pode usar um substrato comum para jardinagem, desses que vendem nas floras ou mesmo usar um que tenha em casa.

Seja como for, o importante é que o solo seja bem drenado ou seja, uma mistura leve e fofa que forneça a circulação de ar e de água necessárias para o crescimento saudável das raízes.

Os vasos de plásticos são os mais comuns para cuidar das violetas pois mantém a umidade do substrato. Por outro lado, os vasos de barro permitem que o ar penetre mais facilmente nas raízes, porém ele absorve água e sendo assim, o substrato seca mais rápido.

Luminosidade

As violetas gostam de luz indireta abundante, desde muito clara a média.

Quanto mais próximo das janelas, e mais luminosidade, mais elas vão durar. Desde que não tenha a incidência direta da luz solar.

Um jeito prático para te ajudar a identificar como cuidar de violetas é a observação da luminosidade.

Você vai perceber quanto tem luz demais, as folhas ficam muito claras e esbranquiçadas, e quando tem luz de menos as folhas ficam finas e com verde bem escuro.

Outra indicação de pouca luz para as violetas é que as hastes vão ficando alongadas, sintoma que indica que a planta está procurando mais luminosidade.

A quantidade de luz fornecida para a violeta afeta diretamente a produção das suas flores. Sendo assim, neste caso, é bom virar a posição do vaso de violeta regularmente para que sua violeta receba luz por todos os lados

VEJA TAMBÉM: Onze-horas: Como plantar e Cuidar para Ter Muitas Flores.

Água

Aqui está o desafio para os jardineiros iniciantes.

A rega regular é que vai trazer o sucesso para o cultivo da sua violeta.

Observe o solo para que não esteja encharcado e, nesse meio tempo, observe para que ele não seque completamente.

Sendo assim, faça as regas de modo que mantenha o solo, diariamente, ligeiramente úmido.

Use água em temperatura ambiente. Afaste as folhas e molhe o substrato.

Evite molhar as folhas das violetas. Mesmo um pingo pode deixar uma mancha na folha. Embora não seja o ideal, você pode borrifar levemente as folhas em tempos de muita secura e altas temperaturas.

Outra maneira de garantir a rega, é colocar o recipiente dentro de uma bacia de água por no máximo 20 minutos para que a planta absorva o suficiente.

violeta bicolor

Propagação e Replantio

As violetas gostam de estar em vasos pequenos, menores que o tamanho da copa das folhas.

Portanto, na hora do replantio, por mais que tenha vontade de trocar o recipiente para um maior, espere até que as raízes estejam projetando acima do solo ou que as folhas comecem a cair.

Para a propagação, através das folhas, é bem simples.

Basta pegar um folha saudável da sua violeta preferida, cortando de modo que fique pelo menos uns dois centímetros de haste na base da folha.

Escolha um vaso pequeno, coloque o mesmo substrato que usa na violeta e enterre toda a haste, deixando somente a folha visível. Se necessário coloque mais um pouco de substrato. Firme o solo ao redor da folha.

Verifique se tem umidade no substrato e então envolva seu recipiente com um plástico. Coloque próximo as janelas. Não será necessário colocar mais água até que surjam os primeiros brotos. Isso deve demorar em torno de 2 meses.

De cada folha propagada devem surgir várias mudas. Separe e coloque-as individualmente cada uma em seu novo vasinho. Cubra cada um deles com o plástico como descrevi anteriormente.

Entre seis a nove meses você terá uma linda coleção de violetas floridas.

Fertilizantes

O ideal seria utilizar fertilizantes próprios para violetas. Ainda assim, adubos direcionados para as necessidades da planta também cumprem muito bem o papel.

Se tiver dificuldade em encontrá-los, procure o adubo em que o número do fósforo seja maior. Por exemplo, nos fertilizantes NPK, uma mistura 15-30-15 tem o número do meio maior. Indicando assim, de acordo com as especificações, que o “P” (que corresponde ao fósforo) tem a maior concentração.

Pode usar a cada duas semanas ou toda semana, desde que a concentração seja reduzida.

Quando existe a falta de fertilização, você vai perceber que as flores ficam reduzidas e as folhas perdem o verde escuro intenso, ficando mais claras.

Mas atenção aqui: alguns especialistas indicam a interrupção da fertilização durante o inverno. 

VEJA TAMBÉM: Como Cuidar da Flor de Maio

Alguns Problemas com as Violetas

Folhas enrolam: a água está muito fria ou a violeta está exposta a luz solar.

Folhas queimadas: água com muito cloro. Algumas regiões possuem alto teor de cloro na água oferecida nas torneiras de casa. Embora a planta precise do cloro para a fotossíntese, as violetas são mais sensíveis. Nesse caso deixe a água da rega descansar em um pote, de um dia para o outro, para que o cloro evapore um pouco.

Sem floração: Alguns fatores podem estar prejudicando a diminuição da floração. Por exemplo a falta de fertilização. Por outro lado, embora, mesmo os nutrientes da violeta estando disponíveis, se houver baixa luminosidade, as flores não surgirão.

Folhas amareladas: as folhas amareladas podem ocorrer por pouca luminosidade ou falta de nutrientes. Fica atento também para o excesso de água nesse caso, sendo assim, provavelmente as hastes vão estar amolecidas.

Hastes longas: sua violeta está em busca de luz, significa que o local escolhido tem pouca luminosidade.

Folhas e flores amarronzadas: provavelmente sua violeta está sendo exposta a luz solar.

Folhas e flores secas e murchas: Temperatura ambiente muito alta. Nesse caso também a planta desenvolve caule e folhas alongadas.

Folhas, caule e flores escuros e moles: sua planta pode ter sido exposta a temperaturas muito frias. Nesse caso retire todas as partes afetadas e interrompa as regas. Envolva sua violeta com um plástico transparente por uma semana para manter a umidade e salvá-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *