Onze-horas: Como plantar e Cuidar para Ter Muitas Flores.

Prateleiras para Plantas
Ideias de Prateleiras para Plantas
10 de maio de 2021
como plantar e cultivar alecrim
Como Plantar e Cultivar Alecrim
27 de maio de 2021

A grande popularidade das Onze-horas vem provavelmente da beleza de suas flores e folhas e soma-se a isso a facilidade de cultivo.

Se você ainda não conhece a Onze-horas, te apresento aqui uma suculenta adorável pela delicadeza e que tem a capacidade de gerar muitas flores durante todo o ano. Você vai se apaixonar.

Nativa do sul do Brasil, Uruguai e Argentina, a Onze horas (Portulaca Grandiflora) é também conhecida popularmente como Portulaca, crescem de 7 a 20 centímetro.

São plantas anuais, com folhas cilíndricas e muito verdes. Seus ramos são suculentos, bastante ramificados e tendem a ficar avermelhados dependo da condição de luminosidade oferecida.

Suas flores formam um arco-íris de cores que incluem púrpura, vermelho, branco, rosa, laranja e amarelo. Você vai encontrar flores duplicadas ou simples. Surgem generosamente dos ramos e são grandes em relação a sua estrutura.

Entretanto, tenha cuidado com seus bichinhos de estimação, pois as Onze-horas são suculentas tóxicas. Plante em locais que não estejam ao alcance de cães e gatos.

onze horas portulaca grandiflora

Como cultivar as Onze-horas

Quanto a Luminosidade, as Onze-horas gostam de sol. Garanta o mínimo de 6 horas por dia de pleno sol para que tenha uma planta saudável. Inegavelmente, o sol é o que vai garantir a plenitude da floração.

É considerada uma planta de fácil cultivo pois não requer cuidados constantes com adubação e rega. Além disso, se desenvolve bem em solos secos e mais pobres em nutrientes, onde outras plantas teriam dificuldades de sobreviver.

Por ser uma suculenta e armazenar água em suas partes, as Onze-horas suportam um período maior de seca.

VEJA TAMBÉM: Como Cuidar da Flor de Maio

 

Como regar as Onze-horas

Ofereça água abundantemente todas as vezes que for regar. Contudo espere até que a terra esteja completamente seca antes de fazer uma nova rega.

Certamente, o período de intervalo entre uma rega e outra depende muito de onde está sendo cultivada sua planta. Clima úmido ou seco, se no vaso ou solo direto, tempo de exposição ao sol, enfim, analise as condições para conhecer melhor as necessidades da sua planta.

Embora seja uma planta resistente, o excesso de água ou solo constantemente úmido pode matá-la.

Como adubar as Onze-horas

Para incentivar a floração, ofereça adubo com maior concentração de fósforo, que também estimula o desenvolvimento das raízes além de dar à planta maior resistência às pragas.

Se optar pelo adubo orgânico, a melhor escolha é a farinha de osso por conter alto teor de fósforo. Em seguida, a Borra de café e as cinzas de madeiras.

Já falando de adubação química, escolha dentre os NPK , aqueles que tenham o número do  meio maior que os outros dois. Ou seja, a letra P em maior percentual, que representa o fósforo na tabela. Por exemplo, 8-28-16 ou 3-16-7 e etc.

 

Como Plantar

A propagação pode ser feita por estaquia. Corte ramos da Onze-horas e plante em solo úmido deixando um espaço aproximado de 10 cm entre um raminho e outro. Até que germinem mantenha a umidade do solo.

Se escolher plantar as sementes, jogue-as no local escolhido e faça uma finíssima camada de serragem ou terra. O importante é que elas recebam luz solar direta pois desse modo germinarão em aproximadamente duas semanas.

Pragas e doenças comuns

Muito raramente as Onze-horas serão afetadas por alguma praga ou doença. Talvez apareça pulgões, que podem ser facilmente eliminados com alguma fórmula caseira ou inseticida.

Conta aqui sobre suas Onze-horas. Estão em canteiros ou você cultiva em vasos?

 

2 Comments

  1. Maria Lucia Carlos dos Santos disse:

    Eu amo as onze horas, meu maior desejo é ter uma de cada as minha são poucas mas estão bem floridas quero ter as onze horas que são bem exóticas.

  2. Regina disse:

    Estou fazedo meu jardim, e como sempre gostei de onze horas, vou planta-las diretamente no chão. Estou muito ansiosa para ve-las florindo, como tenho muito espaço, vou abusar e plantar todas as cores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.