Estante Para Plantas Dentro de Casa
18 de julho de 2020
Plantas com Flores de Sol Pleno
11 de agosto de 2020

As formas estranhas e a beleza exótica dos Cactos fazem dele uma planta muito atrativa e cobiçada. Quando você vê um cacto com flor então, percebe sua beleza única.

Com fácil capacidade de adaptação aos mais variados ambientes, os cactos são uma excelente opção para ornamentar o interior de casas e apartamentos, desde que você ofereça meia-sombra ou sol direto.

Os Cactos são plantas que florescem, na maioria das espécies, em sua fase adulta. Porém, precisam da temperatura correta e ambiente adequado para a floração acontecer.

Dessa maneira, que tal algumas dicas que os especialistas destacam para garantir que você tenha um Cacto com flor?

Todos os Cactos Florescem?

Seja como for, os Cactos têm a capacidade de florescer. Esse momento depende do tamanho da planta, ao passo que algumas espécies podem levar mais de 30 anos para primeira florada.

O Saguaro, por exemplo, um cacto gigante nativo da região desértica do México e sul dos Estados Unidos, tem sua primeira floração de 50 a 75 anos de idade.

Importantíssimo observar que os Cactos, assim como todas as plantas, precisam de ambiente adequado não só para seu crescimento, como também seu desenvolvimento. Isso significa que para florescer ele vai precisar da quantidade certa de água, luz e também de fertilização.

Então, se como eu, você tem um cacto há mais de 5 ou 6 anos e ele nunca floresceu, provavelmente é porque está em ambiente interno que não recebe luz o suficiente, ou talvez não foi fertilizado.

Cacto do Saguaro National Park

Cacto Saguaro do Saguaro National Park (Arizona)

 

Quando os Cactos Florescem ?

Inicialmente, os cactos florescem geralmente na primavera e algumas espécies esperam até o verão.

Eles passam por um período de descanso e seca no inverno quando a temperatura é mais baixa. Contudo, as espécies tropicais da caatinga e do cerrado habitualmente não precisam desse período de frio para florescer. São espécies que não suportam bem as geadas.

Logo, se você está na região sul do Brasil, seu cacto precisa de um ambiente mais controlado para florescer.

Cacto Rabo de Rato

Cacto Rabo-de-Rato. Foto@flowers.cactus

Como Fazer o meu Cacto Florir.

Para ser bem óbvia, a primeira dica para ter certeza que seu cacto vai florescer é certamente comprar uma planta que já está em flor. Então, você saberá que esse cacto já está na fase que tem a capacidade de gerar aquelas flores lindas.

Se, pelo contrário, seu cacto não tem flores ainda, então atente para todas as dicas de iluminação, rega e fertilização que estão abaixo.

Cacto Copiapoa

Cacto Copiapoa Foto@sibao1970

Qual a Quantidade de Água para ter um Cacto com Flor?

Muitos são os fatores que influenciam a quantidade de água correta. Assim sendo, não existe uma regra firme.

Primordialmente, o substrato deve estar seco entre uma rega e outra. Entretanto, as plantas mais jovens devem ser regadas mais frequentemente.

Durante o período do inverno (de junho a setembro) ou seca, a dica é, sem dúvida, diminuir radicalmente a quantidade de água e o número de vezes que você rega os seus Cactos.

Nesse período a planta interrompe seu crescimento e, assim sendo, entra na fase de descanso.

Em seguida, com a chegada da primavera, volte a regar normalmente sua planta. Lembre-se, confirme que o substrato esteja seco entre uma rega e outra.

Só para ilustrar, aqui no Brasil, da mesma forma como em todo Hemisfério Sul, o inverno se caracteriza pela redução das chuvas e da umidade relativa do ar. Assim como, a ocorrência de frentes frias nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Chegando a primavera (final de setembro), as temperaturas voltam a ficar amenas e as chuvas mais frequentes.

 

Cacto-Gigante-Agentino

Cacto-gigante-argentino. Foto:@bosquegarden

Leia também:

Luminosidade direta ou indireta para florescer?

A maioria dos cactos gosta de muita luminosidade, mas, geralmente, as plantas jovens (4 a 5 anos) devem ser mantidas em ambiente sombreado. À medida que vão crescendo podem receber o sol pleno.

Algumas espécies de Cactos, de origem tropical, toleram temperaturas altas durante todo o ano.

Quanto mais luz o seu Cacto recebe mais bonito e saudável ele crescerá e, por consequência, mais flores surgirão. O segredo é conseguir dar a quantidade de luz adequada que sua planta precisa.

Novamente vai depender da região do Brasil em que você mora. Em regiões quentes tenha o cuidado de não expor seu Cacto a temperaturas excessivamente altas.

Cacto-ouriço

Cacto-Ouriço. Foto:@chriisss59

Para ter um Cacto com Flor precisa de Fertilizante?

Apesar de crescerem em situações adversas, onde outras plantas não sobreviveriam, os Cactos precisam de solo rico em nutrientes.

A adubação deve ser feita no período de crescimento da planta, entre a primavera e o verão e, na maioria das espécies, apenas uma vez por mês.

Procure fertilizantes com alta concentração de fósforo e potássio e baixo teor de nitrogênio.

Os fertilizantes fornecem os nutrientes necessários para o desenvolvimento e crescimento da planta. Os Fertilizantes NPK fornecem 3 nutrientes: N (Nitrogênio), P (Fósforo) e K (Potássio).

Como exemplo, se na embalagem está 04-14-08, significa: 4 partes de Nitrogênio, 14 partes de Fósforo e 8 partes de Potássio.

Resumindo Aqui o Foi Lido

  • todos os cactos tem a capacidade de florescer;
  • a grande maioria floresce na primavera e verão;
  • água: somente com o substrato seco e uma menor quantidade no inverno;
  • luminosidade abundante com cuidados para as plantas mais jovens;
  • fertilização com baixo teor de nitrogênio e alto teor de fósforo e potássio.

3 Comments

  1. ROSA RESENDIZ RUIZ disse:

    ME ENCANTA ESTA PAGINA ASI PUEDO CUIDAR BIEN MIS PLANTAS GRACIAS

  2. Maria Fernanda Dias disse:

    Muito bom, esclarece muita coisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.