10 Dicas Fáceis para sua Jiboia Crescer Rápido e ficar Maravilhosa.

Plantas Fáceis de Cuidar para Quem está sem Tempo
29 de janeiro de 2021
Plantas Grandes para Ambientes de Sombra
7 de fevereiro de 2021

A Jiboia, também conhecida como Hera-do-Diabo e Jiboia-verde, pode ser cultivada em áreas externas como planta trepadeira, pendente ou rasteira. Dentro de casa ou em jardins internos elas podem subir com apoio, ficam muito bonitas tanto em vasos pendurados, vasos de parede ou sobre superfícies comuns.

A Jiboia se adapta bem a qualquer ambiente; principalmente no interior de casa, a meia-sombra, ou sombra total com boa luminosidade.

Conheça 10 dicas preciosas para manter sua planta saudável por mais tempo.

  1. Como escolher sua Jiboia?

    Na hora de comprar verifique quantas pontas de raízes estão brotando para cima da terra. Quanto maior o número de pontas mais bonita será sua planta. Alguns vasos vem com um pedaço de madeira para incentivar o crescimento como planta trepadeira. Esse tronco pode ser retirado, sem problemas, se preferir a planta pendente.

  2. Preciso trocar o substrato do vaso novo?

    Não mude o substrato da loja; espere até a planta se tornar pelo menos duas vezes maior. O produtor disponibiliza um substrato com características específicas e de qualidade para o desenvolvimento saudável dessa espécie.

  3. Quando mudar a jiboia de vaso?

    A jiboia tem muitas raízes que gostam de ocupar todo o espaço do pote, se entrelaçando entre elas. Porém se a planta começar a perder muitas folhas na base, este é um aviso de que está precisando mudar o tamanho do vaso.

  4. Como manter as raízes saudáveis?

    A jiboia se adapta bem a qualquer tipo de substrato, porém não gosta de raízes molhadas em contato com o solo, elas apodrecem, então escolha uma mistura que seja bem drenada.

  5. As raízes podem ter contato com a água?

    Em vasos auto irrigáveis as raízes acabam invadindo os furos do vaso e com isso ficam na água. Dessa maneira não há problema. Outra opção é cultivar sua jiboia diretamente em recipiente somente com água.

  6. Como incentivar o crescimento rápido da jiboia?

    Quando a planta cresce como trepadeira seu crescimento é mais rápido do que como planta pendente; já que na natureza é o que ela faz. Suas raízes brotam em cada nó da planta e se agarram em qualquer superfície; mesmo em paredes lisas.

  7. Como saber se estou regando pouco?

    As bordas da jiboia ficam amarronzadas e a planta como um todo tem um aspecto de murcha, com as folhas voltadas para baixo.

  8. Como saber que estou exagerando na rega?

    As folhas mais antigas, da base do vaso, começam a amarelar. Observe porém, que é comum o amarelamento de uma ou outra folha mais antiga.

  1. Como manter as folhas variegadas da sua Jiboia?

    As folhas variegadas tendem a escurecer e tornar-se mais verde intenso com o tempo. Então, mantenha sua Jiboia em muita luminosidade. As folhas mais claras não são tão fotossintetizantes como as verdes, por isso precisam de mais claridade.

  2. Como fazer sua Jiboia ficar mais cheia e compacta?

Com bastante luminosidade os entrenós ficarão mais próximos e consequentemente terão mais folhas. Você também pode              cortar as pontas da planta, que logo surgirão novas ramificações.

Já tem uma Jiboia em casa? Qual  método de cultivo você usa? Compartilhe aqui sua experiência!

13 Comments

  1. Clara disse:

    Estou cultivando a Minha num jarro d’água esta subindo num tronco de árvore ja tem 1m troco a água e esfrego o vaso q e d vidro td semana apoio as raízes com grandes pedras brancas ja retirei uma muda q tb está em vaso d’água mas vou deixa lá pendente ja esta ramando tb, costumo borrifar água por td ela pela manhã parecem q gostam tanto a da área externa como a do interior…posso por exemplo fixa -las em uma árvore no jardim??? Se posso Como fazer?obrigada Namastê

    • Anne M. disse:

      Olá Clara! Sim, também acho linda a jiboia crescendo na água. A Jiboia na natureza, cresce tanto no solo quanto se enroscando nas árvores. Então, respondendo sua pergunta, coloque uma muda no pé da arvore e naturalmente ela vai se desenvolver. Use as partes que você já tem com raízes. E na hora de colocar na terra deixe parte do caule para fora. Talvez você queira orientar, no início, a direção. Só tenha cuidado de colocá-la em uma árvore já adulta, pois o crescimento da Jiboia é rápido. Uma árvore pequena, ainda jovem, com tronco frágil, pode ser prejudicada pela jiboia, mas é muito raro.

      • Eliane disse:

        Na água, como posso fazer ?
        Tive uma mais coloquei pedrinhas no vaso… Ai fiquei com medo de mosquitos da dengue… toda vez que eu trocava a água mexia sem querer com as raizes ela estava definhando…
        Queria tanto ter uma na água ‍♀️

  2. Ilma disse:

    Tenho uma jibóia pendente dentro de casa. Rego de uma a duas vezes na semana, cultivo há mais de um ano e cresceu muito. Maravilhosa!

  3. Flor De Liz disse:

    Plantei em jardineiras as jiboia será que elas vão subir no revestimento de lajota?

    • Anne M. disse:

      Elas se agarram facilmente nas superfícies. Se for um local protegido do vento, a jiboia consegue se sustentar. Se preferir use hastes de bambu ou fios de nylon para ajudar. São discretos e com o tempo ficam cobertos pelas folhas.

  4. Marlane Kele De Souza Pereira disse:

    Sempre gostei dessa planta, minha vó.desde nova morava na roça sempre teve hortas e plantas …Quando ela veio pra cidade troxe a maior parte das plantas e assim cresci no meio delas ,tenho muitas fotos dos netos no Jardim dela ..Uma boa lembrança pra recordar …Uns 5 anos atrás ganhei uma Jibóia gosto muito de cultivar fácil de cuidar ja fiz muitas mudas dela ,já está enorme de novo ja mudei de.cidade e levei algumas plantas e ela foi junto rsrs e continua LINDA .Ela fica na minha garagem com sombra total é muita luminosidade Amo todas minhas plantas…quer brigar comigo mexe e danifica minhas plantas, sou muito apegada é ciumenta rsrs brigo mesmo …

  5. Elizabeth Magalhães Lopes da Silva disse:

    Minhas jibóias não estão desenvolvendo, não sei mais o que fazer.
    Alguns dizem que substrato não e bom, outros dizem que húmus de minhoca não é indicado.
    Afinal, qual terra é ideal para a jibóia?
    Já ouvi falar em terra preta.
    Preciso de ajuda para saber o que devo usar e onde melhor comprar.
    Obrigada.

    • Anne M. disse:

      Olá Elizabeth! Existem várias opções para um substrato de qualidade; o húmus de minhoca é excelente. Talvez você precise renovar a terra. Aproveite para conferir se as raízes tem espaço ou precisam de um vaso maior. Você tem adubado a sua Jiboia ? Quando a planta está em vasos, os nutrientes que fazem as plantas se desenvolverem, com o tempo, são consumidos pelas raízes e ficam escassos. Dê uma olhadinha no post sobre adubação. https://www.casamarialucia.com/como-adubar/

  6. Andréa Corrêa Sanches Santos disse:

    Olá…tudo bem?
    Adquiri um “exemplar” de jibóia a pouco tempo e veio com um pau fincado na terra bem no meio e ela está bem presa nele, desde a aquisição apenas uma folhinha bem tímida nasceu…ouvi dizer que para ficar uma jibóia trepadeira preciso tirar esse pau, mas estou com muito receio de danificá-la, de quebrar as folhas. Me auxilie por favor como devo proceder se realmente preciso retirar o pau!
    Agradecida

  7. Renata disse:

    Tenho uma jiboia na água e uma que eu comprei num vaso com uma madeira fincada. Elas estão dentro de casa, pegam bastante luminosidade e estão lindas. Ainda não cresceram. Estou ansiosa para que crescam logo! As jiboias e a hera são meus grandes desafios. São plantas que eu adoro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.