As hortaliças mais resistentes para apartarmento

Plantas com Folhas Coloridas
15 de outubro de 2019
Quais são as Plantas Tóxicas que temos em Casa?
20 de novembro de 2019

Atualizado em 1 de março de 2021 por Anne M.

Se você já decidiu montar a horta, agora é o momento de definir quais são as melhores hortaliças e as mais resistentes para cultivo em apartamento. Considerando que você já escolheu o local da sua horta vamos elencar alguns pontos importantes para que suas hortaliças cresçam saudáveis. 

  •  Escolha um local no apartamento com pelo menos 2 hora de luz solar.
  •  Defina vasos que permitam a drenagem correta da água.
  •  Atenção ao solo que deve ser rico em matéria orgânica

Se você estiver iniciando sua horta veja aqui o passo a passo de como iniciar o cultivo.

Alecrim

São diversos os nomes usados para o Alecrim : alecrim-comum , alecrim-de-cheiro, alecrim-das-hortas , alecrim-das-casas, alecrim-verdadeiro e rosmaninho. De origem mediterrânea seu nome em latim significa “orvalho do mar”.  Com caule resistente e lenhoso pode ser cultivado o ano todo, e é bem fácil de crescer com o plantio em vasos em apartamento pois não necessita de muitos cuidados.

Na antiguidade era usado com frequência pelos estudantes gregos que acreditavam que o alecrim tinha o poder de estimular o cérebro e a memória graças ao poder de dilatação dos tecidos que a planta exerce aumentando sua irrigação e  exercendo efeito estimulante. 

O plantio com sementes exige alguns cuidados. 

O Alecrim precisa de sol , pelo menos umas 5 horas por dia , então coloque o vaso em um local bem iluminado do seu apartamento. No início do cultivo o solo deve ser regado regularmente, porém após o seu desenvolvimento pode ser necessário somente duas regas por semana.

Manjericão

O Manjericão é da família do Ocimum e por ser uma planta muito aromática é utilizada tanto na gastronomia quanto nas indústrias farmacêuticas , de limpeza, de higiene e perfumaria. 

São várias as espécies dessa hortaliça sendo a mais comum a de folhas verdes.  

Originário do Egito , o manjericão é muito utilizado na Europa como planta decorativa. Comercializado em vasos de flores tanto a de folhas verdes como também as arroxeadas e púrpuras;  exalando seu aroma agradável no ambiente.

O Manjericão deve ser mantido em solo úmido porém sem exageros, pois tanto o excesso ou a falta de água podem prejudicá-lo.  O manjericão precisa de muita luminosidade , pelo menos quatro horas de sol por dia. Pode ser cultivado o ano todo e a melhor época para iniciar o plantio é em setembro , na primavera. Não suporta temperaturas baixas podendo morrer ou diminuir o seu porte. Não deve ser deixado em local com vento.

Hortelã

O hortelã é da família Lamiaceae e nativa do Oriente Médio.Trata-se de uma das hortaliças mais versáteis pois pode ser utilizada para as mais variadas funções. Além de ser uma erva aromática e medicinal é utilizada também na industria de higiene e de cosméticos.

Existem centenas de espécies de hortelã, as mais conhecidas são a hortelã-pimenta ( utilizada em chás por seu sabor mais acentuado) ; hortelã-limão ( ideal para temperar bebidas geladas) ; hortelã-abacaxi ( mais suave, pode ser plantada com outras hortaliças pois intensifica o seu sabor).

O Hortelã chegou ao Brasil pelas mãos dos imigrantes japoneses no início do século XX, cultivada inicialmente no interior de São Paulo.

 Por tolerar bem os mais diversos climas o hortelã é de fácil cultivo , só encontrando dificuldade em solos congelados. Gosta de bastante luminosidade e muita irrigação, assim tenha o cuidado de manter as raízes e o solo sempre úmido. Aceita bem pequenos espaços como vasos e jardineiras. De rápido crescimento, pode ser colhido em 30 ou 40 dias após o seu plantio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *