As hortaliças mais resistentes para apartarmento

Plantas com Folhas Coloridas
15 de outubro de 2019
Quais são as Plantas Tóxicas que temos em Casa?
20 de novembro de 2019

Se você já decidiu montar a horta, agora é o momento de definir quais são as melhores hortaliças e as mais resistentes para cultivo em apartamento. Considerando que você já escolheu o local da sua horta vamos elencar alguns pontos importantes para que suas hortaliças cresçam saudáveis. 

  •  Escolha um local no apartamento com pelo menos 2 hora de luz solar.
  •  Defina vasos que permitam a drenagem correta da água.
  •  Atenção ao solo que deve ser rico em matéria orgânica

Se você estiver iniciando sua horta veja aqui o passo a passo de como iniciar o cultivo.

Alecrim

São diversos os nomes usados para o Alecrim : alecrim-comum , alecrim-de-cheiro, alecrim-das-hortas , alecrim-das-casas, alecrim-verdadeiro e rosmaninho. De origem mediterrânea seu nome em latim significa “orvalho do mar”.  Com caule resistente e lenhoso pode ser cultivado o ano todo, e é bem fácil de crescer com o plantio em vasos em apartamento pois não necessita de muitos cuidados.

Na antiguidade era usado com frequência pelos estudantes gregos que acreditavam que o alecrim tinha o poder de estimular o cérebro e a memória graças ao poder de dilatação dos tecidos que a planta exerce aumentando sua irrigação e  exercendo efeito estimulante. 

O plantio com sementes exige alguns cuidados. 

O Alecrim precisa de sol , pelo menos umas 5 horas por dia , então coloque o vaso em um local bem iluminado do seu apartamento. No início do cultivo o solo deve ser regado regularmente, porém após o seu desenvolvimento pode ser necessário somente duas regas por semana.

Manjericão

O Manjericão é da família do Ocimum e por ser uma planta muito aromática é utilizada tanto na gastronomia quanto nas indústrias farmacêuticas , de limpeza, de higiene e perfumaria. 

São várias as espécies dessa hortaliça sendo a mais comum a de folhas verdes.  

Originário do Egito , o manjericão é muito utilizado na Europa como planta decorativa. Comercializado em vasos de flores tanto a de folhas verdes como também as arroxeadas e púrpuras;  exalando seu aroma agradável no ambiente.

O Manjericão deve ser mantido em solo úmido porém sem exageros, pois tanto o excesso ou a falta de água podem prejudicá-lo.  O manjericão precisa de muita luminosidade , pelo menos quatro horas de sol por dia. Pode ser cultivado o ano todo e a melhor época para iniciar o plantio é em setembro , na primavera. Não suporta temperaturas baixas podendo morrer ou diminuir o seu porte. Não deve ser deixado em local com vento.

Hortelã

O hortelã é da família Lamiaceae e nativa do Oriente Médio.Trata-se de uma das hortaliças mais versáteis pois pode ser utilizada para as mais variadas funções. Além de ser uma erva aromática e medicinal é utilizada também na industria de higiene e de cosméticos.

Existem centenas de espécies de hortelã, as mais conhecidas são a hortelã-pimenta ( utilizada em chás por seu sabor mais acentuado) ; hortelã-limão ( ideal para temperar bebidas geladas) ; hortelã-abacaxi ( mais suave, pode ser plantada com outras hortaliças pois intensifica o seu sabor).

O Hortelã chegou ao Brasil pelas mãos dos imigrantes japoneses no início do século XX, cultivada inicialmente no interior de São Paulo.

 Por tolerar bem os mais diversos climas o hortelã é de fácil cultivo , só encontrando dificuldade em solos congelados. Gosta de bastante luminosidade e muita irrigação, assim tenha o cuidado de manter as raízes e o solo sempre úmido. Aceita bem pequenos espaços como vasos e jardineiras. De rápido crescimento, pode ser colhido em 30 ou 40 dias após o seu plantio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.