Arrumar O Quarto Desorganizado: Dicas Para Facilitar O Dia A Dia

Como proteger as plantas
Como Proteger As Plantas
10 de junho de 2022
como organizar quarto pequeno
Como Organizar um Quarto Pequeno: 4 Dicas Simples e Práticas
18 de agosto de 2022

Você não precisa de um plano gigante para começar a organizar os espaços do seu quarto. Mesmo quartos pequenos e com pouco espaço podem ser melhorados de alguma forma. Algumas estratégias que separamos a seguir podem te ajudar a arrumar o quarto de solteiro, de casal ou de crianças.

Eu gosto de colocar no papel qualquer projeto que vou iniciar, pois isso me ajuda a visualizar melhor o que precisa ser feito e ao mesmo tempo não me deixa esquecer de nenhum detalhe.

Antes de Começar a Arrumar o Quarto

Antes de comprar caixas organizadoras, cabideiros e divisórias, coloque tudo no papel. Uma forma prática é fazer listas.

Antes de tudo, as listas podem ajudar a visualizar o que você tem em mente. Além disso, elas evitam que algum detalhe seja esquecido no meio do processo.

Isso vai demorar poucos minutos, mas você ficará orgulhoso com a praticidade e o resultado do seu projeto.

Minha sugestão é que você também anote as medidas de todos os espaços que precisarão de acessórios. Por exemplo, ir às compras com a medida interna do vão da estante ou das gavetas permite escolhas mais acertadas dos complementos.

1 – Como Organizar Camisetas

gaveta camisetas dobradas

 

Esse é um item básico que todo mundo tem, seja uma camiseta lisa, estampada, customizada, com brilho, tachas ou aquela de ficar em casa.

Mas acredite, demorei para dobrar as camisetas de uma maneira que ao escolher e retirar uma delas da gaveta não desorganizasse as outras.

Até que adotei uma forma mais prática e fácil de guardá-las sem fazer uma bagunça. Elas ficam em pé nas gavetas, uma ao lado das outras. De tal forma que você visualiza todas ao mesmo tempo. Veja pela foto como é simples manter a organização.

2 – Calças Jeans

jeans dobrados

As calças jeans não amarrotam com facilidade. Nesse sentido, mantê-las penduradas toma tempo e exige cabides resistentes.

Tente organizar as calças dobradas em pilhas nas prateleiras. Assim, você verá todos os seus jeans ao mesmo tempo, o que permite uma escolha mais rápida.

3 – Roupas Sazonais

roupas sazonais

 

Duas vezes ao ano você pode organizar e trocar a gaveta de roupas de inverno pelas roupas de verão ou vice-versa. Basta armazená-las em caixas de TNT por exemplo. As caixas de TNT são baratas, maleáveis, protegidas da poeira, e deixam as roupas arejadas. Além disso existem diversos tamanhos e modelos.

Outra opção são os sacos a vácuo, eles ocupam menos espaço nos armários. Embora dê um pouco mais de trabalho para manusear.

O que não é problema, uma vez que as roupas armazenadas ali só serão buscadas duas vezes no ano.

4 – Roupas nos Cabides

roupas nos cabides em cores

Abrir as portas dos armários e encontrar os itens organizados é um prazer para os olhos. Arrisco dizer que a escolha da roupa do dia acontece de forma mais alegre.

Mas manter as roupas em cabides, todas organizadas ao longo do ano, pode ser uma tarefa árdua. A correria do dia a dia nos apressa e nem sempre a organização dura por muito tempo.

Uma boa saída, mesmo para os mais desorganizados, é ordenar as roupas por cores. O máximo que vai acontecer é você se perder entre as roupas do mesmo tom. O que já é uma vitória ao invés de ter que vasculhar todos os cabides a procura daquela determinada peça.

5 – Bijuterias

Bijuterias organizadas

Eis um elemento que pode gerar muita bagunça. Afinal, quem nunca teve um colar embolado com outras correntes dentro da gaveta? A boa notícia é que existem muitas formas de organizar as bijuterias no quarto.

A primeira delas é utilizar a porta dos armários. Coloque ganchos na parte interna da porta, eles servem para colares, pulseiras e também echarpes e lenços. Você vai encontrar uma grande variedade deles nas lojas de aramados de cozinha. Assim, escolha um que combine com o seu estilo e que tenha o tamanho adequado, além da quantidade de ganchos para as peças de bijuterias que você possui.

Para acomodar separadamente em gavetas as peças menores e que se perdem fácil agrupe-as em mini caixas com tampas. Você pode dispor de várias formas, por exemplo de acordo com o uso, as cores ou o material.

As caixas ou gavetas para bijuterias devem ser rasas para permitir a fácil visualização assim como o manuseio simples. Arrumar o quarto com modelos de estilo, vai enriquecer sua decoração.

Usar saquinhos transparentes de plástico, com fechamento adesivo, próprios para bijuterias, também são uma boa alternativa.

Além disso, invista em caixas próprias para bijuterias, elas são lindas, e servem também como elemento decorativo em cima da sua mesa de quarto ou em prateleiras.

6 – Gaveta dos Eletrônicos

eletrônicos organizados

Sabe todos aqueles fios, carregadores, fones, pen drives e apetrechos eletrônicos, cada um com uma função diferente? Que tal organizar todos em um só espaço? Pode ser uma gaveta ou mesmo uma caixa.

Mas isso não será suficiente para manter a organização na hora de procurar pelo fio certo. Procure por mini caixas ou mesmo saquinhos de plásticos transparentes. Eles mantêm cada item separadamente e ainda podemos identificar com adesivos os seus respectivos nomes.

As fitas do tipo velcro, como na foto acima, são uma maneira barata e prática, pois você as encontra facilmente em lojas de costura, armarinhos ou material de construção.

Procurando na internet existem maneiras bem criativas de organizar os fios e outros acessórios eletrônicos. Algumas pessoas usam os rolinhos de papel higiênico por exemplo, para manter os fios sob controle.

A organização nasce quando cada coisa ocupa seu devido lugar. Arrumar o quarto de acordo com suas necessidades facilita achar os itens procurados com maior rapidez.

7 – Porta do Quarto

atrás da porta

 

Às vezes precisamos de mais espaço do que temos disponível nos armários e estantes. Aproveitar a porta do quarto pode ser uma alternativa para armazenar vários objetos.

Com alguns ganchos, você pode colocar desde bolsas até sapatos. Alguns organizadores de sapatos guardam até 24 pares. É um espaço em tanto.

Pesquise pelas opções que melhor atendem às suas necessidades. Além disso, escolha entre os muitos modelos e materiais que vão combinar com a sua decoração.

8 – Invista em Organizadores de Armário

organizadores armário para arrumar o quarto

Existem cabides especiais, caixas para sapatos, ganchos e diversas formas de divisórias; por certo, alguns deles podem ser a solução que você está procurando para arrumar o quarto e deixá-lo mais organizado.

As lojas estão cheias de opções inovadoras que deixam nossa casa mais bonita e combinam com nosso estilo. Pesquise na internet não só os modelos, cores e tamanhos do que você precisa, mas verifique também os preços. A diferença de valores costuma ser bem grande entre as lojas.

9 – Regra dos 15 minutos

arrumar o quarto

Todas as noites antes de se deitar tente separar 15 minutinhos para arrumar o quarto e organizar tudo que ficou fora do lugar. Use esse tempo para guardar e voltar para os devidos lugares tudo que puder.

Afinal, essa regra pode ser usada na casa toda, não somente no quarto. Isso ajuda a desenvolver um hábito de organização. E nada melhor do que começar o dia com a casa em ordem.

Assunto Relacionado: 10 Espaços para Manter a Organização Diária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.