10 Espaços para Manter a Organização Diária

Plantas Grandes para Ambientes de Sombra
7 de fevereiro de 2021
dracaena
4 Dracenas Para Dentro de Casa
13 de março de 2021
Sabia que você pode tornar seu dia mais produtivo mantendo alguns hábitos simples de organização?

Comece com 10 espaços que você pode manter facilmente organizados no dia-a-dia.

Você evita, assim, que o excesso de coisas lentamente tome conta do ambiente ao seu redor.

Talvez você esteja pensando que 10 é um número alto de coisas a se propor organizar.  No entanto, são atitudes fáceis e que demandam poucos minutos da sua atenção.

Aqui estão as 10 coisas que podem te ajudar a manter seus espaços organizados.


1 Correspondência

Nessa era digital que estamos vivendo, talvez tenhamos menos correspondência em papel do que há 3 ou 5 anos. Os panfletos de propaganda agora enchem nossa caixa de e-mail.

Contudo, muitos boletos e contas ainda pedem nossa atenção nas caixas de correspondência.

Descartar, logo que recebe, aquilo que não é importante é uma maneira de evitar a papelada desnecessária em casa.


2 Bancada de Saída e Chegada

Este é aquele local onde você coloca as chaves do carro, óculos de sol, celular, álcool em gel e outros apetrechos que te acompanham entrando ou saindo de casa.

Vale diversificar e escolher entre inúmeras formas de organizadores como bandejas, caixinhas, pendurador de chaves, nichos e prateleiras.

Veja o que mais combina com sua casa e seja fiel ao depositar objetos que realmente são indispensáveis e, portanto, próprios para este local.

foto: amazon


3 Criado Mudo

Aqui pode-se variar bastante o tipo de objeto que escolhemos para nos acompanhar ao lado da cama.

Livros, tablets, cremes, despertadores, telefones, plantas, remédios, enfim, cada móvel de cabeceira é único.

Escolha aqueles objetos que realmente sejam essenciais para você ao se deitar ou se levantar.

Distribua os excedentes em outros locais do quarto ou da casa. Por exemplo, não há necessidade de vários livros na sua cabeceira, escolha aquele ou aqueles do momento e mantenha os outros na fila de leitura da estante.

foto: etna


4 Balcão da Cozinha

Cozinha pequena ou grande, com balcão desocupado, tem-se a impressão de organização e limpeza.

Mesmo que você não tenha espaço suficiente nos armários, e tenha que usar a bancada, é possível organizar os itens de maneira que cada um tenha seu espaço próprio.

Como os tons dominantes da cozinha são, geralmente, dos armários e do piso, abuse das cores nos acessórios de organização. Além disso, existem muitas dicas de organizadores que você mesmo pode fazer reciclando objetos que iriam para o lixo.


5 Pia da Cozinha

Louça suja na pia é uma imagem comum e constante do dia-a-dia movimentado de uma casa.

Combine com os outros e principalmente com os adolescentes; louças utilizadas, em horários fora das refeições principais, devem ser lavadas e guardadas por quem sujou.

Peça ajuda e mantenha tudo mais bonito e visualmente mais organizado.


6 Espaço de Trabalho

Independente se você trabalha em casa ou em escritório, manter a organização do seu espaço de trabalho vai te ajudar a aumentar sua produtividade.

Mantenha uma lixeira por perto e descarte tudo o que não tem serventia. Arquive os documentos recentes em pasta identificadas o mais breve possível. Isso ajuda a não acumular.

Se ficar na dúvida ao descartar algum documento, escaneie primeiro antes de colocar no lixo.

Mantenha também a atenção rigorosa com as gavetas. Por ser um local fechado é comum querermos “esconder” o que não tem destino certo.

Existem bons divisores para gavetas, que podem atender as necessidades do seu tipo de trabalho. Pesquise e encontre o melhor para você.


7 Pilhas de Roupas

Organize suas roupas inicialmente em duas partes, aquelas que não precisam ser passadas e podem ir direto para as gavetas e cabides dos armários. E forme uma segunda pilha de roupas que precisam ser passadas.

Essa tarefa se torna mais simples se você já tem um armário organizado. Veja alguns nichos de lingerie e caixas que podem te auxiliar, ganhando rapidez no momento de guardar as roupas.

Os tecidos têm evoluído tecnologicamente e já é possível montar um armário só de roupas que não precisam ser passadas. Mas ainda custa caro.


8 Carros

Quem nunca guardou no carro um copo descartável, papel ou recibo para se desfazer depois? E esse objeto foi ficando, ficando…

Uma dica simples é ter uma lixeirinha no carro. Quando sair leve com você, esvazie, dobre e posicione de volta no carro.

Para quem tem crianças um utensílio que está se tornando cada vez mais comum é o organizador para a parte traseira dos bancos. Tem vários compartimentos e ajudam muito na visualização rápida do item procurado. Alguns deles tem partes térmicas, como o exemplo da foto abaixo.

foto: amazon


9 Bolsa de Mão

Cupom de mercado, papelzinho de bala, cartões e outros itens se acumulam rapidamente dentro de bolsas de mão. O melhor é fazer uma inspeção diária e jogar fora tudo que não seja necessário.

A vantagem de encontrar facilmente as chaves e outros itens essenciais é gratificante quando você sabe em que compartimento procurar.

Existem algumas maneiras práticas de manter a bolsa organizada. Você vai encontrar vários tipos de mini bolsinhas ou necesseries, sejam de tecido, couro ou plástico, que são feitas especificamente para uso em espaços menores como as bolsas.

Com efeito, quem gosta de variar as bolsas durante a semana vai se beneficiar muitíssimo com essa organização.

foto: amazon


10 Caixa de e-mail

Tente manter sua caixa de entrada zerada. Difícil, né. Organize por pastas as mensagens que são importantes para você e arquive.

Bons manuais de organização de arquivos estão disponíveis na internet e podem ajudar você a manter a lógica da coerência e eficácia para esse trabalho.

Escolha os e-mails urgentes que podem ser respondidos facilmente. Marque com uma estrela aqueles que não puder responder imediatamente.

Passo seguinte: excluir tudo que seja spam e que não precisa ser salvo.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.