Plantas Grandes para Ambientes de Sombra

10 Dicas Fáceis para sua Jiboia Crescer Rápido e ficar Maravilhosa.
31 de janeiro de 2021
10 Espaços para Manter a Organização Diária
23 de fevereiro de 2021

               Precisa de uma planta com altura ou que seja mais larga e espaçosa? 10 Ideias pra você aqui.

Reuni aqui alguns exemplos de plantas grandes para ambientes de sombra que você pode cultivar, tranquilamente, em vasos e de maneira saudável.

Algumas plantas para ambientes de sombra tem um porte maior e, naturalmente, com o passar dos anos alcançam grandes tamanhos. As ideias abaixo foram reunidas pelo tamanho e também a possibilidade de serem cultivadas dentro de casa.

Com a poda correta e direcionamento esses arbustos e árvores  podem ser cultivados de maneira que se adequem ao espaço que você tem disponível.

Lembrando sempre que a luminosidade é um fator essencial para qualquer espécie de planta. Esteja atento e observe o desenvolvimento da sua planta, mude o local escolhido se você perceber algum sinal de fragilidade ou retardo no crescimento.

Vamos lá!


1 – Camedórea-bambu (Chamaedorea seifrizii)

Camedórea Bambu

Camedórea-bambu

Originária das florestas da América Central e América do Norte.  É uma palmeira muito elegante, entouceirada e com múltiplos caules finos. Suas folhas são verde-escuras e afiladas. A Camedórea-bambu é amplamente cultivada em ambientes internos e com boa luminosidade.  Como seu crescimento é lento, você pode escolher um arbusto menor para decorar vasos pequenos e com o passar dos anos fazer a troca para recipientes maiores.

Essa planta gosta de estar em local quente e úmido. Suas regas podem ser moderadas com o cuidado de manter o solo umedecido, porém sem encharcamento. Sendo assim, escolha um substrato composto de boa drenagem. Ela não se adapta a variações bruscas de temperatura, e nem frio intenso. Podem atingir de 1,5 até 2,5 metros de altura, no período de 10 a 20 anos.


2 – Monstera (Monstera Deliciosa)

Monstera Deliciosa

Monstera Deliciosa

É uma trepadeira nativa da América Central. Suas longas raízes aéreas se apoiam em troncos e grandes árvores onde se desenvolvem impressionantemente. Mais conhecida por suas folhas adultas recortadas e perfuradas e sua presença tem um visual verde marcante. Você pode encontrar também a espécie variegada, com manchas brancas, muito apreciada pelos colecionadores. Planta de meia sombra que pode ser cultivada tranquilamente em ambientes internos com muita luminosidade.

Gosta de locais quentes e úmidos. Seu desenvolvimento dentro de casa é mais moderado e suas folhas menores. Para ajudar no cultivo e na nutrição da Monstera, você pode enterrar no solo as raízes que surgirem na base da planta. As raízes das partes superiores podem ser cortadas ou usadas para escalar em algum apoio. Espere até que o solo esteja seco entre uma rega e outra. Podem atingir a altura de até 8 metros num período de 10 anos ou mais.

Relacionado: Costela de Adão


3 – Samambaia-americana (Nephrolepis exaltata)

Samamaba-americana

Samambaia-americana

Originária de floresta tropicais é a típica samambaia de sombra que provavelmente você já viu em algum lugar. Muito popular no Brasil, cresce facilmente em solo úmido e bastante drenado. Se desenvolve rapidamente e suas folhas crescem na vertical, para cima e com o tempo arqueando-se em direção ao chão. Por isso mesmo, ficam mais bonitas plantadas em vasos suspensos.

Como gosta de ambientes úmidos a Samambaia-americana pode ser cultivada até mesmo nos banheiros. Deve-se ter cuidado com a escolha do solo. Antigamente os vasos de xaxim formavam envasamento ideal, porém hoje deve-se dar preferência a vasos que não absorvam a umidade ideal das raízes. Você vai encontrar grande variedade de samambaias disponíveis no mercado, com frondes onduladas, retorcidas, sobrepostas ou duplas. Elas podem atingir até 1 metro de altura por 1 metro de largura no período de 2 a 5 anos.


4 – Ficus (Ficus lyrata)

Ficus Lyrata

Ficus Lyrata

Simplesmente maravilhosa. Uma das minhas preferidas. É uma árvore nativa da África com folhas largas de verde intenso. Tem sido fartamente usada como planta de interior, arbustiva ou trepadeira. Não suporta ambientes frios ou de geadas e deve ficar protegida do vento. Dentro de casa, apartamentos e escritórios, escolha um local bem iluminado naturalmente ou de meia sombra.

A Ficus Lyrata gosta de solo arenoso, úmido e bem drenado. As regas devem ser moderadas e menos frequentes durando o período do inverno. Podem atingir de 4 a 8 metros de altura, em ambientes naturais, no período de 10 anos a 20 anos. Quando envasadas, o crescimento é mais lento.


5 – Filodendro Xanadu (Philodendron xanadu)

Filodendro Xanadu

Filodendro Xanadu

Nativo do Brasil o Filodendro Xanadu é tranquilamente cultivado na sombra ou sombra parcial. Se adapta bem a diferentes tipos de luminosidade. Com folhas verdes grandes, de brilho intenso e em formato recortado, apresenta um estilo marcante. Às vezes é confundida com a Costela de Adão, porém note que o Xanadu não tem as folhas perfuradas. Essas folhas surgem de um caule robusto, geralmente sem ramificações. Cresce em formato mais compacto e depois se alonga para montículos.

Xanadu pede rega moderada e prefere solo úmido e bem drenado.Seu tamanho atinge de 1 a 1,5 metros de altura por até 2,5 metros de largura em um período de 10 anos ou mais.


6 – Filodendro-folha-de-violino (Philodendron panduriforme)

Folha de Violino

Filodendro-folha-de-violino

Nativa das nossas florestas tropicais, ocorre também na Venezuela, Colômbia, Equador e Peru. Recebe os nomes populares de Filodendro-folha-de-violino e Filodendro-cara-de-cavalo por causa do formato irregular de suas folhas especialmente em plantas adultas. É uma espécie trepadeira que pode ser cultivada com apoio de algum tronco ou madeira.

Gosta de ambientes sombreados e se desenvolve bem plantada em vasos localizados no interior de casas e apartamentos. Mantenha o solo bem drenado e as regas moderadas. No inverno diminua a quantidade de água oferecida.  Seu crescimento é rápido podendo chegar a 1 metro de altura por 1 metro de largura.


7 – Cróton (Codiaeum variegatum)

Cróton

Cróton

Nativa do Sul da Índia, Sri Lanca e Malásia. O Cróton é um arbusto com folhas exuberantes nervuradas que variam dos tons de verde, amarelo e rosa avermelhado, envolvendo manchas e listras. Existem variedades dessa espécie com outros formatos de folhas e cores. Comumente cultivada dentro de casa ou em destaque em jardins abertos, ela atrai atenção pelo colorido das folhas que é mantido com bastante luminosidade.

Quando jovem mantenha o solo úmido regularmente, podendo diminuir a quantidade de água no inverno. Você vai saber que o Cróton está em ambiente de pouca luminosidade se todas as suas folhas caírem. Elas crescem depois de um tempo. Pode atingir até 1,5 metro de altura em um período de 5 a 10 anos.


8 – Palmeira Laca (Cyrtostachys renda)

Palmeira laca

Palmeira-laca

 

 

É nativa das florestas tropicais da Malásia, Indonésia e outras ilhas da Oceania. Se desenvolve em touceiras com vários caules anelados verdes. Suas folhas em tons de verde contrastam com a coroa de base avermelhada que confere um efeito visual lindíssimo.

Por serem plantas tipicamente tropicais, gostam de calor e umidade. Quanto às regas, tenha o cuidado de manter sempre o solo uniformemente úmido. A Palmeira Laca é intolerante à temperaturas abaixo de 12ºC. Nos ambientes internos procure posicioná-las em locais com luminosidade abundante. Pode atingir na natureza de 4 a 8 metro de altura no período de 20 anos ou mais


9 – Pleomele (Dracaena reflexa)

Pleomele

Pleomele

Mais conhecida como Pleomele, a Dracaena Reflexa é nativa de Madagascar e outras ilhas próximas ao Oceano Índico. As folhas, em forma de lanças, são dispostas em espiral, e manifestam-se de vários ramos. Quando jovens, suas folhas surgem verde-escuras e com faixas amarelas nas bordas e com o tempo vão adquirindo um tom verde mais claro e bordas em creme. Se adapta bem em ambientes internos sendo muito comum seu cultivo em vasos. Você já deve ter visto algumas Pleomeles no interior de escritórios, hotéis, shoppings ou residências.

Essa planta gosta de umidade e calor. Coloque o seu vaso em uma cama de seixos molhados para manter a umidade constante. Se preferir, a Pleomele pode ser facilmente cultivada na água. Tem um crescimento moderado, podendo atingir de 1,5m até 2,5 metros de altura em períodos de 5 a 10 anos.


10 – Dracena (Dracaena fragrans)

Dracena

Dracena

Conhecida também como Dragoeiro e Pau-d´água a Dracena é um arbusto nativo em toda região da África Subsaariana. Fácil de cuidar, resistente e por isso mesmo muito popular como planta para ambientes com sombra, inclusive com ar condicionado. Suas folhas recurvadas em formato de lanças surgem em rosetas nas terminações. Em plantas jovens seu caule é simples e para conseguir novas ramificações recomenda-se um pequeno corte no tronco para que se desenvolvam novos ramos.

O Solo deve ser mantido úmido com o cuidado de não deixar secar completamente entre as regas. Se perceber as pontas das folhas amarronzadas e secas, é sinal de pouca umidade. No inverno diminua a quantidade de regas para que as raízes não fiquem encharcadas. Pode atingir de 4 a 8 metros no período de 10 a 20 anos.


 

11 – Ficus Elástica (Ficus Elástica “Ruby”)

Ficus Elática Ruby

Outra maravilha de Ficus só que com tons de rosa. Imagina quanta beleza traz para a sua decoração. A Ficus Elástica Rubi é uma espécie variegata que gosta de bastante luminosidade. Pode ser cultivada dentro de casa desde que esteja próxima das janelas. Se preferir colocá-la em ambiente de sol, faça a transição bem devagar, um pouco a cada mês, para evitar que suas folhas queimem.

Mantenha o substrato do vaso em que veio a planta durante o primeiro ano ou mais. Esse substrato é rico e adequado para sua planta de desenvolver. Contudo tenha o cuidado de adubar uma vez por mês. As regas devem ser feitas semanalmente desde que o substrato esteja seco antes da próxima rega. Podem atingir mais de 20 metros de altura se plantadas no solo. Em vasos o crescimento é bem lento.

 

 


Leia também:

 

2 Comments

  1. Excelente, site também para pesquisas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.