Avenca, Como Cuidar Dela na Sombra

Fitônia como cuidar
Fitônia: Como Cuidar Dessa Pequena Colorida
15 de fevereiro de 2023
jardim embaixo da escada
Jardim Embaixo da Escada: 23 Plantas para Você Escolher
17 de junho de 2023

As samambaias sempre foram uma ótima opção para quem está procurando uma planta que traga um pouco mais de vida e alegria para dentro de casa, não é mesmo? As avencas, em especial, são uma das mais populares quando se trata de cultivo em ambientes internos. Com suas folhinhas delicadas e beleza única, a avenca tem o poder de ser discreta e ao mesmo tempo marcante. Venha ver todas as dicas que separei sobre a Avenca e como cuidar dela dentro de casa.

Planta Avenca e algumas Características

Para começar, vamos conhecer um pouquinho mais sobre essa planta incrível. A avenca pertence a um grupo de plantas primitivas conhecidas como Pteridófitas, que não produzem flores, frutos e nem sementes. Em vez disso, sua reprodução é feita através de esporos, que são aquelas pintinhas escuras encontrados no verso das folhas da planta.

Um detalhe curioso é que as folhas não só da avenca, mas de todas as samambaias são conhecidas como frondes. E as partes menores das frondes são compostas por pequenas estruturas chamadas de pinas.

Sua parte subterrânea tem raízes e rizomas, e a Avenca cresce no meio das florestas nos troncos das árvores e em rochas assim como a maioria das samambaias.

Elas podem durar muitos anos, mesmo no cultivo dentro de casa, por isso são chamadas de plantas perenes.

Tipos de Avencas

Isso mesmo, existem muitos tipos de avencas. Você já tinha observado isso? A carinha delas é quase sempre a mesma, com algumas exceções, mas os tamanhos podem variar muito. Veja se você já conhecia algumas dessas variedades de avenca abaixo.

  • Avenca (Adiantum raddianum): essa é a avenca mais comum e a mais comercializada há anos, principalmente porque ela é nativa do Brasil. Assim é muito provável que você já tenha visto uma delas na casa de alguém.

    Folhas verdes da avenca Adiantum raddianum

    Avenca (Adiantum raddianum)

  • Avenca-crespa (Adiantum tenerum) ela é bem parecida com a espécie anterior, mas suas folhinhas ou pinas tem as bordas onduladas e mais recortadas.

    folhas delicadas e verdes da avenca Adiantum-tenerum

    Avenca-crespa (Adiantum-tenerum)

  • Avenquinha (Adiantum capillus-veneris): essa lindinha é um charme. Tem folhas ainda mais delicadas que as outras espécies. Gosta de climas mais amenos e é nativa do Rio Grande Do Sul.

    Adiantum capillus veneris

    Avenquinha (Adiantum capillus veneris)

  • Avenca-americana (Adiantum hispidulum): ela é conhecida também como “Cinco-dedos” por causa da divisão interessante de folhas. Gosta de estar em locais de semissombreados.

    Adiantum hispidulum

    Avenca-americana (Adiantum hispidulum)

  • Avencão (Adiantum perivianum): ela tem as pinas muito maiores que as outras espécies. As folhas jovens crescem com uma tonalidade bem clara e amarronzada.

    Avenca em vaso de plático marrom da espécie Adiantum perivianum

    Avencão (Adiantum perivianum) imagem Velling holambra

  • Avencão (Adiantum subcordatum): tem o mesmo nome popular do exemplo anterior, porém trata-se de outra espécie. Ela é nativa das florestas da Mata Atlântica. Cresce rápido e pode alcançar uns 80 cm de altura. No período do inverno, não se preocupe se ela perder todas as folhas, pois elas surgem novamente na primavera.

    folhas verdes em fundo de pedra da avenca Adiantum subcordatum

    Avencão (Adiantum subcordatum) Imagem Arquiflora rio

  • Avenca-gigante (Adiantum trapeziforme): essa espécie tem um formato que se parece mais com o das samambaias. E nem é tão gigante assim, já que alcança de 40 a 60 cm de altura. Mas fica maravilhosa plantada em canteiros, vasos grandes e jardineiras.

    folhas verdes da avenca Adiantum trapeziforme

    Avenca-gigante (Adiantum trapeziforme)

Avenca Como Cuidar

Para cuidar da sua avenca, é imprescindível escolher o local ideal dentro de casa, com uma boa iluminação indireta, ou seja, sem luz direta do sol. Elas são sensíveis e gostam também de temperaturas amenas, nem muito frio e nem aquele calorão. Vento e corrente de ar, nem pensar!

Elas não gostam do sol direto nas suas folhas, pois logo ficam amareladas. Embora pegar um solzinho leve pela manhã ou no fim de tarde pode ser muito bom, seja qual for a espécie. Mas se perceber que as folhas começaram a desbotar, então mantenha sua avenca bem protegida na sombra.

Algumas espécies não se desenvolvem tão bem somente à sombra, como a Avenca-americana por exemplo. Sendo assim, é bom você sempre pesquisar sobre a planta que vai levar para casa para evitar surpresas, ok?

De uma forma geral, as avencas gostam de ambientes com boa umidade. Nesse caso, tente manter sempre a umidade do substrato de forma que ele não fique daquele jeito empapado ou encharcado.

Substrato para Avenca

Falando em substrato, as avencas gostam muito de turfa. Algumas misturas prontas para samambaias também são perfeitas. Tenha em mente que o substrato não deve ser compactado, porque as raízes precisam de ar. É isso que garante uma boa drenagem para que a água possa escorrer sem encharcar.

Para quem sempre está procurando uma planta para decorar o banheiro, olha as avencas aí! São uma boa escolha. Assim como outras plantas tropicais, elas gostam do calor e da umidade do banheiro.

Mas deve ser um banheiro que atenda às condições de luz. Por exemplo, se o seu banheiro tem uma janela pequena com pouca entrada de luz natural, talvez não seja um bom local para as avencas.

Adubo para Avencas

E, por fim, não podemos esquecer da adubação, hein. A avenca é uma planta que precisa de nutrientes para se desenvolver bem, por isso é importante fazer uma adubação certinha e regular com fertilizantes específicos para samambaias. A quantidade vai depender do tamanho do seu vaso. Siga as instruções do rótulo para não correr o risco de cometer algum excesso.

Problemas com as Avencas

Ai, ai, os probleminhas, lá vem eles… Os problemas que surgem nas avencas acabam sendo por causa de alguma falta ou excesso que cometemos. E isso é muito comum, até com quem tem uma experiência maior. Então não fique chateado, apenas tente identificar o que pode estar acontecendo com sua avenca.

  1. Folhas da avenca amarelada: você esqueceu de adubar ou então está regando demais. Outro fator que também pode causar o amarelamento das folhas é o excesso na adubação. Por exemplo, o desequilíbrio de nutrientes pode causar estresse nas raízes e problemas na avenca.
  2. Folhas da avenca seca e quebradiça: muito provável que seja pouca rega.
  3. Queda de folhas: a queda também pode ser provocada por falta de água. Geralmente a planta perde as folhas das pontas dos ramos primeiro, pois a pouca água disponível não consegue chegar tão longe.
  4. Lagartas nas avencas: elas atacam sem dó. Se você encontrar lagartas na sua avenca, cate uma a uma. Coloque uma luva, porque isso pode ser bem nojento… Se a infestação for grande demais, o jeito é aplicar um produto especial para lagartas. Você encontra em lojas de jardinagem e mercados.

Então, com essas dicas básicas você consegue ter avencas saudáveis e magníficas. Aprender profundamente com os cuidados de cada planta, a gente aprende no dia a dia. Cada casa tem um tipo de ambiente específico, umidade, temperatura, luminosidade e já sabemos que tudo isso influencia nos cuidados. Conte pra gente aqui nos comentários a sua experiência com as avencas! 

 

2 Comments

  1. Luzia Felipe disse:

    Adorei as dicas.

  2. Iara disse:

    Adorei as dicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *