Sabia que existe um simbolismo relacionado ao Lírio-do-Vento? Suas flores são como um sinal de renovação e esperança.
Elas trazem a chegada de novos começos já que o seu padrão de florescimento ocorre após as chuvas. Seja direto no solo do jardim ou em vasos e jardineiras, o seu Lírio-do-vento vai florescer mais sob a luz solar.
O Lírio-do-Vento, recebe o nome científico de Zephyranthes candida, é originário das regiões temperadas da América do Sul, especialmente da Argentina, do Uruguai e sul do Brasil.
O nome "Zephyranthes" vem da palavra grega "Zephyros" e significa "vento oeste". É na verdade uma referência à leveza das flores e à sua capacidade de se movimentar com o vento.
As folhas são bem numerosas, formando tufos ou touceiras eretas que destacam a linda flor branca. Como se trata de uma espécie com bulbos, o solo precisa ser leve e bem drenado.
Continua
O Lírio-do-Vento tem duas espécies irmãs com flores rosas ou amarelas que você vai conhecer logo a seguir.
1. Lírio-do-zéfiro (Zephyranthes robusta): originário do Sul do Brasil, tem flores rosadas. É uma espécie robusta e são capazes de se desenvolver em jardins litorâneos, em solos de alta salinidade.
2. Lírio-do-brejo-amarelo (Zephyranthes sulphurea): é nativo da América do Sul e se destaca por suas flores vibrantes em tons de amarelo, que variam do amarelo-pálido ao amarelo-escuro.
Essa é uma planta se adapta bem a climas temperados e subtropicais, com temperaturas entre 15°C e 25°C, por exemplo.