Para manter suas plantas sempre saudáveis é importante o replantio. Como replantar suas plantas sem que elas sofram os traumas da mudança? Conheça aqui algumas dicas básicas para ter sucesso no replantio.
Tente não arrancar a planta pelo caule. Para facilitar a retirada regue no dia anterior. Se não for possível molhe com um pouco de água o substrato e aguarde uma hora antes de retirar do vaso.
Desse modo, vire o vaso de lado e vá apertando em todos os sentidos até a planta se soltar como um todo junto com o torrão do substrato.
Depois de soltar toda a planta do vaso é hora de soltar o substrato das raízes da planta.
Faça com muito cuidado para que não danifique as raízes. Use um garfo para ajudar.
Avalie as partes mortas ou podres da raiz. E então, corte todas elas. Além disso, você pode fazer uma poda maior nas raízes se preferir.
Você deve escolher um vaso de acordo com o tamanho de sua planta. Nunca aumente demais o tamanho do vaso quando replantar. Isso pode retardar o crescimento.
Em princípio não é necessário colocar pedras ou outros meios de drenagem no fundo do vaso, isso com o tempo diminui a aeração do solo.
Por outro lado, a drenagem garante que as raízes não fiquem encharcadas. Para jardineiros iniciantes ou aqueles que gostam de oferecer maior quantidade de água do que determinada planta necessita, a drenagem com pedras é um bom caminho.
O maior cuidado aqui é colocar a planta na mesma altura em que estava no vaso antigo.
Se a planta ficar muito funda, ela pode sentir e além do stress da mudança, pode sofrer mais.
Preencha o fundo com uma parte do substrato, coloque planta segurando toda a parte das folhas delicadamente e preencha as laterais com o restante da mistura.
Pressione levemente envolta da planta para que o substrato fique firme e a planta não fique bambeando.
Após o plantio é extremamente importante regar abundantemente, até que a água escora pelo fundo do vaso.
Perceba se o substrato abaixou muito e complete com um pouco mais.
Algumas pessoas aproveitam a troca de vaso para trocar a planta de lugar em casa. Por mais que você queira, resista!
Espere por um ou dois meses até que sua planta se adapte à mudança de vaso e só depois troque-a de local.
Como a iluminação é um fator importantíssimo para a saúde das plantas, nesse momento a mudança pode prejudicar a adaptação.
Posso adubar logo após o replantio?
O novo substrato/mistura que você preparou ou comprou já contém nutrientes fertilizantes. Se fizer a adubação logo em seguida, muito provavelmente sua planta poderá sofrer e ter as folhas queimadas por conta do excesso.
Espere pelo menos um mês e meio para oferecer o fertilizante.
Preencha os campos abaixo para receber o E-book – Plantas Companheiras em seu e-mail!